Campinas/SP - Terça, 26 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PRESERVAÇÃO DO RIO JACARÉ PEPIRA´ MOVIMENTA TURISMO  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP


De “tratado” a investimentos, preservação do “Rio Jacaré” movimenta turismo sustentável em Brotas

Monitoramento hidrográfico e mobilização popular mantêm intacto responsável por um quarto da atividade turística

Se Brotas é hoje um ponto no mapa de São Paulo marcado a todo momento nas redes sociais por visitantes de várias localidades, esta reputação teve suas linhas iniciais definidas na história ainda na década de 90, quando o protagonista de seu potencial turístico, o rio Jacaré-Pepira Mirim, foi ameaçado pela possibilidade de ser degradado pela atividade industrial. Hoje, um dos rios mais limpos do estado de São Paulo é um patrimônio do município, que mobiliza da população ao setor público e iniciativa privada para mantê-lo preservado.

Em 2021, somente as atividades diretamente ligadas ao rio, rafting e boia-cross, representaram 24% das atividades de turistas em busca dos atrativos oferecidos por operadoras credenciadas. O planejamento que acompanha o desenvolvimento do município e o aquecimento do mercado imobiliário, demanda investimentos para o tratamento de esgoto.

“Brotas é comprometida com o saneamento ambiental e foca na neutralização de riscos de poluição dos rios. Tanto que a Secretaria de Turismo irá destinar R$ 2 milhões de recursos para ampliar a rede de captação e tratamento de esgoto da cidade. É uma medida que mantém o respeito e a consciência de que o meio ambiente está entre as prioridades para a economia e bem-estar da população”, afirma Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

Monitorado

Há mais de três décadas, a população e o setor público mantêm um “tratado” para que o “Jacaré” esteja sempre limpo. Na época, quando havia forte mobilização para a instalação de um curtume na cidade, que iria levar ao despejo de poluentes no leito, houve forte comoção social e um grupo de jovens iniciou estudos para dimensionar o impacto catastrófico que a atividade iria causar na região.

Hoje, as empresas que utilizam o rio para o rafting e boia-cross fazem mutirões de limpeza, com o uso de botes para recolher qualquer resíduo despejado por “sujões”. A orientação para conscientizar turistas e a população a não dispersar lixo no rio é constante.

Agora, um estudo encomendado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente; Agricultura; e de Turismo, vai atualizar o diagnóstico sobre a saúde do Jacaré Pepira. Pelo monitoramento hidrológico, realizado por engenheiros ambientais, serão detalhadas as fontes de atividades econômicas exercidas em suas margens.

“Brotas tem sua economia centrada no turismo e na agricultura. Estas atividades confluem com a necessidade de planejar o uso consciente deste recurso hídrico. Só assim o Jacaré Pepira seguirá seu curso preservado”, conclui Fabio.

A origem do nome

A pergunta frequente entre os turistas tem resposta. Jacaré Pepira é nome de origem tupi-guarani. Significa “o jacaré esfolado”, uma referência ao curso torto do rio e à presença de muitas pedras escuras, que aparecem em trechos mais rasos, que lembram o revestimento córneo do dorso do réptil.
 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade