Campinas/SP - Quarta, 25 de maio de 2022 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLONE DE PLANTA HERMAFRODITA DÁ MAMÃO ATÉ O CHÃO  


A GIGO NOTÍCIAS assumiu, desde 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência, a GIGO NOTÌCIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


O início do processo se dá com a repicagem das mudas


CAMPINAS/SP


MAMÃO
DA MUDA À MESA, MUITA DEDICAÇÃO

Para ter à mesa um mamão de bela aparência no formato e na cor além de textura consistente, poucas sementes e muito saboroso e nutritivo é preciso muita dedicação. O princípio está na escolha da planta matriz a partir da qual o meristema será clonado gerando outras plantas 100% hermafroditas. Isto mesmo o melhor mamão que se pode produzir é obtido a partir de plantas hermafroditas.
E é exatamente aí que está o sucesso das mudas da SBW do Brasil, de Holambra/SP. nas mudas clonadas de Mamão Seleção Positiva TAINUNG que tem chamado muito a atenção de todos os produtores de mamão no Brasil em virtude de suas grandes vantagens a campo, material 100% hermafrodita, oferecendo a possibilidade de plantar uma única muda por cova, o que assegura um stand muito mais uniforme, um desenvolvimento muito mais rápido e consequentemente uma floração mais precoce, garantindo colheitas mais fartas e que se antecipam por vezes em até 2 meses se comparado com os campos de sementes.
A diretora comercial Conny de Wit tem constatado uma procura muito elevada por mudas deste novo produto. “Temos atendido os interessados informando que o produto ainda está em desenvolvimento para otimização de resultados dentro dos processos produtivo no laboratório bem como no processo de aclimatação das mudas. A cada nova etapa nossa equipe tem se aperfeiçoado e tem aprendido a lidar com este novo e delicado produto”.


RESULTADOS JÁ OBTIDOS NO CAMPO

Ao longo dos últimos meses os técnicos da SBW do Brasil têm realizado visitas constantes em áreas implementadas nas diversas regiões do Brasil e as resposta tem sido muito satisfatórias especialmente quanto ao índice de pegamento das mudas e índice de tombamento que nos campos analisados está muito próximo de zero.
A floração 100% hermafroditas, bastante precoce além de iniciar-se muito mais próxima do chão o que tem antecipado a colheita em até 2 meses em comparação com as mudas de semente tem chamam do muito a atenção dos produtores. O Brix e a uniformidade de frutos que já estão sendo colhidos na região do RN demonstram expectativa muito positiva quanto à produtividade.
Apesar do pouco tempo de trabalho com as mudas de Mamão Seleção Positiva TAINUNG a SBW do Brasil já tem como apelo à oferta dessas mudas algumas vantagens econômicas como a aquisição de um menor número de plantas pelo produtor o que reduz custo de logística e área de estocagem bem menor. A redução de mão de obra de plantio pois a equipe planta apenas 1 muda por cova ao invés de 4 ou até 6 mudas por cova. Por fim há a economia na etapa de sexagem onde os custos de mão de obra são elevados, além da dificuldade de se encontrar mão de obra especializada para a atividade.
O trabalho de melhoramento dos clones a serem propagados continua, e através de intensos processos de seleção positiva no campo é possível identificar genótipos cada vez mais produtivos e mais resistentes às doenças que atacam a cultura. Uma vez identificados estes materiais geneticamente superiores a técnica de clonagem aplicada pela SBW do Brasil assegura a possibilidade de implementar campos de produção mais resistentes e mais produtivos, que se traduz em maior rentabilidade para o produtor, e custos mais acessíveis ao consumidor.

PRODUZINDO NO ESPÍRITO SANTO

As mudas de mamão clonadas da SBW estão sendo usadas com resultados muito positivos numa área teste no município de Boa Esperança-ES pelos produtores Everaldo Schumacher e Renato Mielke. “Estamos testando as mudas clonadas numa área de 8,5 hectares com aproximadamente 12 mil plantas. Até agora as plantas têm respondido muito bem com frutos apresentando padrão muito bom para o mercado interno e externo.” explica Everaldo
A falta de semente e com isto o elevado preço delas no mercado levou o produtor a optar pelas mudas clonadas, “Sabemos que é uma tecnologia nova por isso estamos começando aos poucos. Os primeiros resultados no campo, porém, estão mostrando que este pode ser o caminho. Afinal estamos enfrentando dois problemas de mercado no momento: a falta de sementes e consequente elevação dos preços e a falta de fertilizantes também com a consequente elevação dos preços. E o mamão é uma cultura que exige o uso de uma grande quantidade de fertilizantes”.
Com as novas mudas o produtor espera obter fruto de excelente qualidade que pode atingir inclusive o mercado externo. “Os frutos devem ficar como médios-pequenos que é considerado excelente para o mercado externo. Nossa produção sai com toda especificação para que o fruto possa ser exportado. Nós temos parceiros que realizam o processo de exportação. Assim conseguimos atender bem o mercado externo e interno onde o mamão longo, ou Formosa, tem muito boa aceitação. Ele acredita que este primeiro lote de 8,5 hectares deve permitir que os frutos já estejam no mercado antes do fim de abril.
Hoje quando os produtores começavam a sentir uma melhora no mercado de frutas pelo controle da pandemia, a guerra na Europa trouxe novas preocupações. “Sem dúvida alguma é uma nova situação faz o produtor em geral ter que buscar alternativas. O caso dos fertilizantes mesmo estamos buscando fornecedores que ofereçam melhores preços. E assim também é o caso das mudas clonadas produzidas pela SBW. Estamos confiantes. Temos recebido deles um atendimento que só podemos elogiar”.

SBW - Diretora Comercial -
Connny De Wit -55 1998167-8671

PRODUTOR
Everaldo Schumacher - 55 27 99868-4788

 


Outras fotos :


Os frutos são mais uniformes e mais pesados


Em Boa Esperança/ES os produtores Everaldo e Renato junto às plantas clonadas da SBW>

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade