|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
´MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO´: MILHÕES DE MUDAS DE CANA
|
|
O reconhecimento do mercado é o resultado da experiência de nossos clientes.
linea. Com resultados constantemente aprovados pelos nossos clientes, conquistamos o reconhecimento no mercado. São mais de 30 anos de pioneirismo a nível mundial e, desde 2006, estamos atuando no Brasil, onde nossa experiência em micropropagação de mudas se tornou referência de qualidade e produtividade.
» Baú
de Notícias
|
|
|
|
CAMPINAS/SP
COM TECNOLOGIA CUBANA HOLANDESES FAZEM
‘MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO’ E PRODUZEM
MILHÕES DE MUDAS DE CANA EM HOLAMBRA/SP
PRODUZINDO MILHÕES DE MUDAS DE CANA
A empresa MulticanaPlus Service Ltda é a responsável pelo ‘milagre da multiplicação’ que consiste, na verdade, numa tecnologia cubana (TIB – Imersão Temporária em Biorreatores) que o diretor geral Alewijn Broere, conheceu na década de 90 em visita ao país e aplicou primeiramente na Holanda onde, foi vencedora do Prêmio Empreendedor Horticultura. Logo depois ele trouxe a tecnologia para o Brasil e hoje ela é usada em grande escala, nos laboratórios de biotecnologia vegetal da SBW do Brasil em Holambra/SP onde se inicia o processo de produção das mudas de cana-de-açúcar Super Elite para o mercado canavieiro.
E o empresário costuma dizer que, mesmo quando estamos dormindo, o “milagre” está acontecendo para que após seis semanas, em um único ‘BIO’ com 60 mudas de cana super elite selecionadas geneticamente e, portanto 100% limpas, se transformem em mais de 1.000 mudas de excelente qualidade e muito mais produtivas.
MATRIZEIRO PRÓPRIO GARANTE MUDAS
SELECIONADAS DE ALTA QUALIDADE
Mas esse ‘milagre‘ começa longe de Holambra, em Penápolis, região noroeste do estado de São Paulo a 480 km da capital. Lá no sítio Zara, no bairro Boa Vista, está o ‘matrizeiro’ com mais de 56 variedades e clones selecionadas de cana. E é de lá que saem, uma vez por semana, 250 canas selecionadas com destino aos laboratórios em Holambra para o processo de ‘inicialização’ in vitro para propagação através da tecnologia TIB.
O responsável é o técnico Jose Claudio Lacerda que está sempre procurando se antecipar ao mercado buscando as melhores variedades nos campos de produtores, de usinas e nos institutos de pesquisa pelo Brasil a fora. “O trabalho exige muita dedicação e muito critério técnico. Somente os materiais de melhor desempenho a campo são escolhidos. É daqui que saem as matrizes de alta qualidade fitossanitária com identidade genética confirmada por DNA para uso comercial pela MulticanaPlus.” (VEJA FOTO ABAIXO)
LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA
REPRODUZ MUDAS 24 HORAS PIOR DIA
A funcionária Simiani Silveira, líder do setor de iniciação da empresa, é quem recebe as canas e as encaminha ao pessoal responsável pela separação das gemas e dos palmitos. As gemas que devem gerar novas mudas (Mesmo sendo testadas para raquitismo e escaldadura as gemas também passam pelo tratamento térmico ) e são plantadas em substrato específico para a germinação por aproximadamente uma semana para só depois então serem levados ao laboratório.
As mini mudas são colocadas em ‘BIOs’ especiais acoplado a outro contento um biorreator, cuja formação é guardada como segredo de estado, onde ficam por algumas semanas. Assim, com troca constante de oxigênio e biorreator as mudas se multiplicam chegando até 1 mil por ‘BIOs’. Esta é a grande escala de produção de mudas do laboratório da SBW do Brasil, que fornece os explantes utilizados pela Multicanaplus na produção de suas mudas de cana-de-açúcar e por grandes empresas do setor sucroenergetico. (VEJA FOTO ABAIXO)
NA UNIDADE DE BARRA BONITA MUDAS PASSAM
POR ACLIMATAÇÃO ANTES DO ENVIO PARA CLIENTES
Quando se atingem os ciclos máximos de multiplicação, os explantes em fase final de enraizamento ainda dentro dos BIOs são levados para a nova unidade da Multicanaplus em Barra Bonita/SP, a 280 km da capital, onde as mudas são plantadas em bandejas com substrato até chegarem ao ponto ideal para o envio aos clientes. Hoje a unidade tem aproximadamente 2 milhões de mudas em diversos estágios do processo pós laboratório que inclui que inclui viveiro com nebulização (berçário), área de desenvolvimento e área de rustificação onde ocorre o manejo e fertirrigação adequada para cada uma destas fases.
Graciele Macedo é a Coordenadora de Produção responsável pelo trabalho dos funcionários na unidade de Barra Bonita. “ Em breve a unidade contará com o modelo LAB-ON SITE que está sendo implemetado aqui na unidade será possível realizar a última fase de propagação e enraizamento nos BIOs ao lado da estufa de aclimatação, reduzindo custos logísticos e melhorando o aproveitamento do material no viveiro”.
Este mesmo modelo a Multicanaplus implementa na empresa de seus clientes, assegurando um acompanhamento técnico intenso para que o processo aconteça de forma eficiente. Assim as usinas podem escolher o modelo que preferirem: comprar plantas prontas para plantio diretamente da MulticanaPlus, , adquirir explantes da SBW e realizar uma aclimatação propria, ou ainda instalar uma unidade de LAB-ON SITE em sua propria empresa. Os técnicos da MulticanaPlus irão dar todo suporte técnico em qualquer uma destas opções. (VEJA FOTO ABAIXO)
PRODUÇÃO ‘IN VITRO’ NOS LABORATÓRIOS
DA SBW DO BRASIL EM HOLAMBRA
O diretor comercial Alewijn Broere explica que a base do material utilizado pela empresa MulticanaPlus, vem da produção in vitro da SBW do Brasil, um dos maiores do mundo no uso de tecnologia TIB em grande escala. “As mudas, explantes de cana-de-açúcar são produzidas no laboratório a partir de meristemas extraídos de matrizes selecionadas por sua alta produtividade e comprovadamente testadas e livres de patógenos”. Finaliza.
CONTATOS: MULTICANAPULS
ALEWIJN BROERE – DIRETOR GERAL
+55 19 98167-8664 - a.broere@multicanaplus.com.br
GRACIELE MACEDO – COORD. BARRA BONITA
+55 14 99859-2390 - mcp_viveiro@multicanaplus.com.br
JOSE CLAUDIO LACERDA – TÉCNICO DE CANA
+55 19 98155-2552
Outras
fotos :
|
|
Cadastro de Jornalista
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|