CAMPINAS/SP
Diretor da Barões lança o livro "Brand Publishing e Transição Midiática"
Obra assinada por PH Ferreira é destinada a profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação
Sobre o autor
Paulo Henrique Ferreira é fundador e Diretor Executivo da Barões Digital Publishing, primeira empresa brasileira especializada em Brand Publishing. Começou sua carreira em 2000 como estgiário de jornalismo na Comunicativa de Campinas/SP que edita este portal
Depois seguiu para a Compera (atual Movile), desenvolvendo produtos editoriais para telefones celulares.
De 2008 a 2015 liderou a área digital do LANCE!, o maior diário desportivo do Brasil. Dentre outras posições no mercado de publishing digital, também foi diretor da FSB Comunicação, antes de fundar a Barões, em 2017.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas, Ferreira também é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e possui MBA em Gestão pela Fundação
Assim como aconteceu em setembro de 2022, quando organizou o primeiro evento brasileiro totalmente voltado a debater o Brand Publishing, a Barões Digital Publishing volta suas atenções para outra ação pioneira no mercado: o lançamento, no dia 18 de janeiro, do livro "Brand Publishing e Transição Midiática – Como a comunicação editorial das marcas vai mudar a sociedade, os negócios e a sua empresa", escrito por Paulo Henrique Ferreira, sócio-fundador e Diretor Executivo da empresa. Assim como o evento, obra é a primeira grande publicação brasileira sobre o tema no campo da literatura.
O livro terá seu primeiro evento de lançamento em um coquetel na livraria Argumento do Leblon, a partir das 18h. A escolha do dia 18 de janeiro, por sinal, não foi por acaso: é a data do aniversário de fundação da Barões, criada em 2017. Além do evento carioca, outros dois estão marcados para São Paulo, em fevereiro, e Belo Horizonte, em março de 2023.
Brand Publishing e Transição Midiática
Publicado pela editora Robecca & Co., o livro tem apresentação feita por André Penha, co-founder e CTO da proptech QuintoAndar. O prefácio é assinado por Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações. Enquanto o posfácio é de autoria de Joana Carvalho, Head de Operações e Desenvolvimento de Pessoas da Barões.
A obra é destinada para profissionais de gestão e negócios, marketing e comunicação que buscam entender com profundidade e clareza os fundamentos da transição midiática e da comunicação editorial proprietária das marcas.
"Este é um livro para profissionais de gestão e negócios, muito além dos departamentos de comunicação e marketing das empresas. A marca relevante precisa entender que ela não presta apenas serviços ou fabrica seus produtos. Ela tem de enxergar que na sociedade atual, a da informação, a comunicação editorial é fundamental para definição do seu papel na sociedade. Afinal, as pessoas não precisam ser convencidas, precisam ser informadas. Portanto, o livro Brand Publishing e Transição Midiática é voltado para todas as lideranças de organizações competitivas e relevantes no Século 21", afirma PH Ferreira.
A venda dos exemplares também terá início na mesma data. A versão impressa da obra poderá ser adquirida nas principais livrarias e também pelo site da editora Robecca. E a versão em e-book também está disponível para Kindle, na Amazon.
Cases de sucesso
Além de retratar a forma como a transição midiática impacta diretamente as organizações e todos os setores da sociedade, e ainda como a disciplina de Brand Publishing se torna central no processo de comunicação contemporânea, o livro traz cases de marcas que se tornaram think tanks em seus segmentos, com exemplos aprofundados de diversos exemplos de sucesso de clientes da Barões.
A publicação também conta com um ambiente digital de conteúdos adicionais sobre Brand Publishing e transição midiática. Mediante cadastro, o público do livro terá acesso a uma área logada com outros e-books, estudos, curadoria de links de referência e videoaula no site livro.brandpublishing.com.br. De acordo com PH Ferreira, o ambiente online será constantemente atualizada com novos conteúdos ricos e referências sobre o tema.
Pré-lançamento recebe avaliações positivas
Em dezembro de 2022, o livro Brand Publishing e Transição Midiática foi distribuído de maneira exclusiva para clientes, público interno e parceiros da Barões Digital Publishing, tanto como presente de final de ano quanto como pré-lançamento. As avaliações foram positivas.
Para Pyr Marcondes, publicitário e jornalista, sócio da Pipeline Capital, que foi entrevistado para o livro, "o BPeTM é fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, pois há muitos documentos históricos, referências aqui do Brasil e lá de fora que são incontestáveis. É o livro a ser consultado quando o assunto é brand publishing. Não há nenhum outro, nem parecido. Tecnicamente, o material é excelente porque o Paulo Henrique Ferreira domina a disciplina, tem uma história no brand publishing, além de ser um profissional talentoso e dedicado".
Já para Luiz Carlos Dutra, diretor executivo da Mover Participações e autor do prefácio da obra, "o livro traz à tona a transição midiática e a comunicação editorial como prática fundamental do novo papel das marcas, tanto pela importância de uma narrativa mais abrangente e engajadora juntos aos diversos públicos de interesse, bem como pela necessidade de estarem alicerçadas a um propósito estratégico como fator de geração de valor e vantagem competitiva".
Leandro Provedel, gerente corporativo de marca e comunicação da ENGIE, comenta que a obra é "provocativa, intelectualmente honesta, que traz para o centro da discussão das marcas a comunicação editorial. Um livro fundamental para gestores, profissionais e para a academia, e que terá seu espaço garantido no necessário debate sobre a transição midiática. Esse debate já é maduro na ENGIE que, com o nosso ativo de Brand Publishing – o Além da Energia -, tem como objetivo estratégico a consolidação da liderança editorial da marca no tema transição energética".
Por sinal, o Além da Energia, um dos cases trazidos pelo livro, foi vencedor em 2022 do prêmio Aberje, na categoria Mídia Digital (ES/RJ).
Andréa Naccarati de Mello, fundadora e editora da Robecca e Co. também celebra a publicação de um livro pioneiro para o mercado de comunicação:
"Estou muito orgulhosa do livro, um lançamento muito importante para a comunicação das marcas, que fará profissionais repensarem o papel da comunicação editorial na sociedade do século XXI", afirma Andréa.
Outros profissionais também celebraram o livro no Linkedin, como Walter Romano, Gestor de Brand Publishing da MRV&CO; Daniel Aguado, Diretor de Marketing da Fundação Dom Cabral, Alexandre Canatella, fundador do Cybercook; Henrique Donabella, diretor da Collison; João Carvalho, CEO da Hands; Jorge Remondes, professor do ISVOUGA de Portugal; Jorge Florêncio, gestor de comunicação da Cooxupé; Cezar Taurion, pioneiro no debate sobre a inovação corporativa no Brasil, entre outras manifestações públicas relevantes na plataforma.
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