Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

MIRIAN GOLDENBERG SE EMOCIONA COM ´NAVILLERA´  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



CAMPINAS/SP


Famílias superprotetoras podem roubar os sonhos dos mais velhos

Por que me emocionei tanto com a série coreana “Navillera”?
Porque o drama aborda, com extrema sensibilidade e delicadeza, os mesmos conflitos que tenho encontrado nas minhas pesquisas com os nonagenários e suas famílias. Filhos e netos que, apesar da intenção de cuidar e de superproteger os mais velhos, acabam ameaçando o bem mais valioso que eles querem preservar: a autonomia.
Lembrei-me de “Navillera” no sábado passado quando estava fazendo exercícios na Academia da Terceira Idade. Em um parque pertinho da minha casa, conheci Nanci, de 92 anos.
“Perdi meu marido muito cedo, de câncer. Ele tinha 49 anos. Apesar de ter tido alguns pretendentes, nunca mais quis namorar ou casar. Eu moro sozinha e tenho muito orgulho de ser independente, de não dar trabalho para ninguém. Não tenho medo de morrer, meu maior medo é ser um peso para as minhas filhas. Quero continuar sendo autônoma e ativa até o fim da minha vida”.
Ela me contou que só agora, aos 92 anos, teve a coragem de realizar seus “sonhos de menina”.
“Estou tendo aulas de canto e comecei a cantar em um coral na minha igreja. Também estou aprendendo francês. A vida inteira, eu cuidei de todo mundo. Chegou a hora de cuidar de mim. Não tenho mais tempo a perder. Abri mão dos meus sonhos para cuidar da família, mas agora minhas filhas e netos não precisam mais de mim. Ninguém mais pode me impedir de realizar meus sonhos”.
Ela ficou surpresa com meu interesse em escutar suas histórias.
“Ninguém gosta de conversar com gente velha, ninguém presta atenção no que a gente fala. Uma hora me tratam como uma criança incapaz, teimosa e desobediente, só me dão ordens e broncas. Outra, como se eu fosse uma vovozinha fofinha ou uma velhinha gagá e descartável. Eu adoro conversar, sou muito faladeira. Ainda bem que você é mais escutadeira”.
Eu brinquei:
“Nanci, conhece a música do Marcos Valle: ‘Não confie em ninguém com mais de 30 anos’? Eu prefiro cantar: ‘Não confio em ninguém com menos de 90 anos’. Eu só tenho amigos e amigas de 97, 98, 99 anos... Você sabe quantos anos eu tenho? 93!”
Ela deu muitas risadas... E já marcamos um chopinho para o próximo sábado.

Trecho da minha coluna na Folha de S.Paulo de hoje

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade