Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

COOPERATIVA TEM AJUDA DO PORTO SEGURO  


O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo. Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


A partir de agosto, latões específicos para cada tipo de lixo estão estrategicamente distribuídos pelo Colégio, principalmente próximo as cantinas. Com a orientação do coordenador da área de ciência Professor Iurgen Robert Dauch, alunos dos 3º Colegiais, especificamente do curso de Comercio Exterior, resolveram participar da coleta seletiva, que até então contava apenas com os alunos das 5ª séries. “Além de colaborar com a coleta, os alunos vão estudar as vantagens financeiras da reciclagem do lixo e entender a amplitude de um projeto de reciclagem”, explica Iurgen.

Para isso os alunos organizaram um grupo que fica responsável pela divulgação e manutenção do projeto. De acordo com Iurgen, o grupo fará cartazes e faixas com a intenção de conscientizar os demais alunos para a importância da coleta seletiva.

A reciclagem do lixo, além de servir de estudo para os alunos, nas mais diversas áreas, ciência, ecologia e outras, presta um serviço de valor incomensurável a sociedade e ao meio ambiente. Antes de trabalhos como este todo o lixo recolhido nas cidades ia parar nos aterros sanitários. Agora boa parte desse lixo pode ser reaproveitada e o melhor, gerando renda e trabalho para muitas pessoas e ainda colaborando para a preservação ambiental.

Os alunos do Colégio Porto Seguro conhecem bem as vantagens da coleta seletiva e da reciclagem. Parte do projeto desenvolvido no colégio consiste no recolhimento de latinhas de alumínio que são repassadas a Lataza que as troca por cadeiras de roda. Segundo Iurgen, todo o ano a coleta garante a aquisição de sete cadeiras de rodas, que posteriormente são doadas a entidades assistenciais de Valinhos e região.


Cooperativa de Reciclagem

A Recoopera é uma cooperativa de reciclagem de lixo formada por 20 moradores da cidade de Valinhos, que estavam desempregados, e viviam de pequenos bicos ou da coleta de lixo. Com a ajuda da Vereadora Maria Cecília de Carvalho (PT) em maio deste ano fundaram a cooperativa que já está mostra resultados positivos. Em menos de seis meses de trabalho efetivo os cooperados já têm uma renda mensal gerada com a venda dos resíduos.

Neste segundo semestre a Recoopera ganha fortes aliados, entre eles os alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro e a Rigesa, que se comprometeu a comprar todo o papel e papelão recolhido pelos cooperados.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade