Campinas/SP - Domingo, 24 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PRÊMIO DE EDUCAÇÃO VISCONDE DE PORTO SEGURO É ENTREGUE A DORINA NOWILL  


O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo. Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, entrega prêmio a Dorina Nowill


O Prêmio de Educação Visconde de Porto Seguro, depois de 23 anos sem ser entregue, foi concedido à professora Dorina Nowill, pelos seus 50 anos dedicados à inclusão dos deficientes visuais na sociedade. A solenidade de entrega, na unidade III do Colégio Porto Seguro, no Panamby, teve a presença do Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, do prefeito Municipal de Valinhos, Victório Antoniazzi, e do Presidente da Associação Alemã de Cegos e Deficientes Visuais, Jürgen Lubnau. “Neste ano, o prêmio ganhou importância maior ainda, pois está sendo destinado a alguém que tem toda a sua vida dedicada ao próximo através de trabalho voluntário”, explicou o presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro, Alfried Plöger.
O Prêmio, oferecido desde 1957, homenageia personalidades que contribuíram significativamente com a educação no Brasil. Alfried Plöger, explica que eles cogitaram várias pessoas durante o tempo em que o Prêmio não foi entregue, mas buscavam alguém que, realmente, fosse “fora de sério”. “O Prêmio é concedido para pessoas excepcionais, que, efetivamente, contribuíram muito para a educação brasileira”, disse Plöger. O Ministro Paulo Renato elogiou o Porto Seguro pela escolha de Dorina. “A Fundação, com a indicação da professora Dorina, se coloca dentro de uma política maior de inclusão”, disse o Ministro fazendo referência ao discurso de Dorina, que enfatizou a inclusão de crianças cegas na educação e na vida da nação.
Dorina ficou cega aos 17 anos de idade, mas não desistiu de estudar, sendo a primeira aluna cega em escola para alunos com visão normal. Ela estudou no Colégio Caetano de Campos, onde conseguiu, em 1945, a implantação do primeiro curso de especialização de professores para Ensino de Cegos. Tornou-se professora primária e especializou-se nos Estados Unidos. Dorina foi um dos membros iniciadores do Conselho Mundial para o Bem Estar dos Cegos, hoje, a União dos Cegos, um órgão consultor da ONU, e a única mulher que assumiu sua Presidência. Trabalhou para a criação da União Latino Americana de Cegos – ULAC – e foi presidente por dois mandatos.
Além de medalha em ouro e diploma, os premiados recebem também quantia de R$ 50 mil, em dinheiro.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade