Campinas/SP - Terça, 26 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SEMINIS LANÇA ALFACE RESISTENTE A MÍLDIO  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


O produtor Osvaldo Saziki, da região de Piedade/SP, testou a nova Raider Plus 365 e ficou satisfeito com o resultado.


A alface americana Raider Plus 635, resistente ao míldio, acaba de ser lançada no Brasil pela Seminis, depois de três anos de experimentos bem sucedidos em campo. Desenvolvida pelo pesquisador Bill Waycott, da Estação Experimental localizada em Arroyo Grande (Califórnia/EUA), a nova variedade foi cultivada em diversas regiões brasileiras e em diferentes épocas do ano, mostrando uma ampla adaptação climática Os testes de campo, segundo o gerente de Pesquisas para a América Latina, Antonio Carlos Pierro, "comprovaram uma planta resistente e bem produtiva, que suporta bem tanto as variações de temperatura como os ataques de doenças".

No bairro de Pindorama, em Mogi das Cruzes/SP, o produtor Yukio Yamakawa realiza testes com a Raider Plus 635 há cerca de um ano e está entusiasmado: "esta alface se comporta muito bem em relação a várias doenças que ocorrem nos plantios da região".O agrônomo Alexandre Ken, da Yoshida e Hirata, revendedor Seminis na região de Mogi das Cruzes/SP analisou o produto em campo e observou que "a Raider Plus tem cabeças grandes, bem compactas, folhas crocantes e de coloração verde clara atraente, sendo considerado um material superior aos demais concorrentes de mercado". Ela mantém as mesmas características da Raider, líder no mercado das alfaces americanas, com a novidade da resistência ao míldio.

Sementes Protegidas

A alface Raider Plus 635, é o primeiro produto da Seminis do Brasil registrado junto ao Ministério da Agricultura pela Lei de Proteção de Variedades, que proíbe a reprodução de sementes sem autorização da empresa. Esta Legislação protege as variedades de serem reproduzidas sem a autorização da empresa, uma prática muito comum que tem causado prejuízos a produtores de todo país, enganados quanto à procedência das sementes. Com esta legislação, o governo assegura o direito de propriedade à empresa e protege o produtor da "pirataria" que ocorre no campo, oferecendo maior segurança para que ele possa adquirir apenas a semente original, desenvolvida pela Seminis.

Míldio, uma ameaça à produção

A fitopatologista Raquel Mello, cientista que atua na Estação Experimental da Seminis em Paulínia/SP, explica que o míldio é uma das doenças mais importantes da alface, causada pelo fungo Bremia lactucae e ocorre com freqüência entre os meses de março a agosto. Este fungo faz a reprodução de suas células formando uma intensa camada de pó na parte inferior da folha, provocando manchas amareladas e, em ataques intensos, necrosadas na face superior. É limitante em condições de temperatura amena e alta umidade, como nos invernos úmidos do Sul e Sudeste ou em cultivos irrigados por aspersão no inverno do Brasil Central. A principal estratégia de controle é o uso de variedades resistentes, sementes sadias e manejo adequado da irrigação, que pode ser através do gotejamento (deixar cair gota a gota), ou por aspersão (de forma manejada para que não haja acúmulo de água nas folhas após o entardecer).

Fontes:
Antonio Carlos Pierro - Gerente de Pesquisa,
fone (19) 3705 9300
Raquel Mello - Fitopatologista,
fone (19) 38743116
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade