A CULTURA DAS AMÉRICAS REUNIDA NO TONICO´S
|
|
Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
A consciência das Américas apresentada por meio de vozes e instrumentos. Esta é a proposta do Tecer Mundo e que será mostrada sábado, dia 27, no Tonicos Boteco, a partir das 22h, na estréia nacional do grupo. Os ingressos para o espetáculo custam R$ 5,00.
Formado por músicos e histórias diferentes ligadas pela idéia de valorizar a cultura Latino-Americana, o Tecer Mundo conta, em sua formação, com a junção de integrantes de dois grupos de Campinas: Quarteto de Cordas Vocais (QCV) e Chasky.
O Grupo Chasky _espécie de Buena Vista Social Clube_ existe desde 1974 e é fruto de uma pesquisa musical iniciada em 1960 com a presença de estudantes universitários de paises latino-americanos na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Com uma longa história de fortalecimento da música como identidade cultural latino-americana, o Chasky utiliza a arte como instrumento de reflexão e união entre os povos.
Já o QCV, também formado na Unicamp, mas em 1995, nasceu com o propósito de interpretar e divulgar a música brasileira em suas mais sérias origens e influências.
Foi desta fusão de tempo, influências e histórias que surgiu o Tecer Mundo, cuja característica principal é proteger e entender as raízes culturais de cada país da América Latina, suas relações com a natureza e suas fontes de criação.
O Tecer Mundo mostra as variações de cada tipo de música e ritmos encontrados no continente, além da linguagem de seus compositores e o ambiente político-social das épocas de maior efervescência cultural nos países da América latina.
A diversidade cultural do Tecer Mundo é mostrada no repertório formado por milongas, tangos, boleros, polcas, rasqueados, sambas e entre outros ritmos.
Serão interpretadas canções de artistas como Violeta Parra, Carlos Gardel, Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Luis Alberto Del Paraná, Pablo Milanês, Chico Buarque, Atahualpa Yupanqui, Cuco Sanchez e outros.
O Tecer Mundo é Ricardo Julio Manzur (percussão, bombo legüero e canto), Héctor Hernandez (violão e canto), Adriano Dias (violão de sete cordas, charango, flauta transversal e canto), Allessandro Dias (violão, viola brasileira, charango e canto) e Andréa Pretta (canto).
O Tonicos Boteco fica na rua Barão de Jaguara, 1.373, Centro, Campinas. O telefone para reservas é o (19) 3236-1664.
|
|