Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PÁSCOA: TRADIÇÃO REFORÇA INTEGRAÇÃO  


O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo. Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



Nem só de chocolate é feita a Páscoa. A data, comemorada pelos cristãos e judaicos no próximo domingo, tem versões diferentes em várias regiões do mundo. A tradição alemã, que em Valinhos/SP pode ser conferida no escola bicultural Brasil/Alemanha Visconde de Porto Seguro, sugere que as crianças pintem ovos de galinha e os escondam no quintal para serem encontrados no domingo de Páscoa (confira no quadro a lenda que gerou a tradição na Alemanha).

Na Europa, a Páscoa também marca o início da primavera e nesse contexto o ovo aparece como símbolo de uma nova vida que está para nascer e o coelho simboliza a fertilidade. Na Páscoa, os alemães costumam limpar ovos de galinha, tirando cuidadosamente a clara e a gema, pintá-los e pendurá-los em uma árvore feita de galhos secos, para que esta, simbolicamente, renasça com a força dos ovos coloridos e a visita do coelho.

Na escola uma grande árvore está sendo montada com todos os ovos pintados pelos alunos do infantil à 4ª série, representando a Árvore da Primavera. O objetivo, segundo a coordenadora do currículo bilíngüe Maria Virgínia Freire, é reforçar a proposta de integração e convivência que marca este ano letivo.

Até o ano passado, somente os alunos do currículo bilíngüe seguiam a tradição alemã, mas este ano ela foi expandida aos outros alunos. Os pequenos do currículo alemão visitaram as salas de alunas do currículo normal para apresentar e convidar os colegas para pintarem os ovos de galinha. “A idéia é apresentar a data como algo maior, não apenas como um dia para se comer chocolate, mas para confraternizar com os amigos, compartilhar”, explica Virgínia.

Para reforçar a tradição entre todos os alunos do colégio, na quarta-feira, os pequenos do currículo bilíngüe apresentaram um espetáculo teatral. A peça contou como surgiu a lenda que simboliza as comemorações de Páscoa na Alemanha.

A lenda de Páscoa

Conta a lenda da tradição alemã que em uma noite de inverno rigoroso, uma senhora muito pobre decide esconder no jardim os poucos ovos de galinha que restam para alimentar sua família. Nessa noite, neva em todo o povoado onde vive esta senhora e sua família. Na manhã seguinte, as crianças saem para procurar os ovos no jardim e não conseguem encontrá-los, pois são brancos e não se distinguem da neve. Passava por ali um coelho que viu o desespero das crianças que não conseguiam achar os ovos. Então, o coelho resolve pintar os ovos para que eles se destaquem na neve e sejam encontrados. Surge, assim, a tradição de pintar os ovos na Páscoa e procurá-los nos jardins.

Fonte:
Prof. Maria Virgínia Freire, Colégio Visc. De Porto Seguro/Valinhos
Fone (19) 3871 0388



 


Outras fotos :


 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade