FÍSICA DESAFIA CONSTRUÇÃO DE TORRES DE MACARRÃO
|
|
O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio
Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo.
Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.
» Baú
de Notícias
»
Clipping
|
|
Que é possível construir uma torre com macarrão e cola quentes todos já sabem, mas uma que pese 800 gramas e suporte um peso maior que o seu é para colocar qualquer estudante de física para pensar. Este é o desafio da 5º edição do Campeonato de Torres de Espaguete do Colégio Visconde de Porto Seguro / Unidade Valinhos, que procura incentivar o aluno a resolver um problema extra de maneira prática e criativa. O torneio acontece neste sábado, dia 19 de junho, no ginásio da escola, a partir das 9 horas, onde os construtores testarão a resistência de suas obras.
Os “engenheiros” são alunos da 8ª série e do Ensino Médio, que aceitaram o desafio proposto pelo professor e coordenador de física do Porto Seguro, Dioney Andreatta. Os estudantes formaram equipes de, no máximo, quatro componentes e durante um mês pesquisaram, testaram os conhecimentos construindo torres até chegar ao resultado adequado para participar do torneio. “A idéia é fazer com que o aluno sinta-se encorajado a resolver problemas, seja instigado a pensar, analisar e encontrar soluções. Isso será positivo para seu futuro profissional”, explica Dioney.
As torres deverão seguir regras pré-estabelecidas de tamanho, peso e altura, mas o formato (design) é livre. A resistência das torres será testada no campeonato com sacos de feijão e vence aquela que suportar, durante dois minutos, a maior carga sem quebrar por inteiro, tombar a ponto de tocar o piso e sem derrubar os sacos de feijão. No caso de empate, a torre de menor massa será a vencedora. Os alunos vencedores ganham dois pontos na média de Física do segundo trimestre.
O Campeonato de Torres de Espaguete do Colégio Porto Seguro em Valinhos, é único no Brasil e no ano passado reuniu 1.500 pessoas, entre pais, alunos, convidados, além da presença de autoridades locais e jornalistas, inclusive reporteres da Nacional Geografic. A revista publicou posteriormente uma matéria com foto, destacando a originalidade do campeonato.
Torres Solidárias
Outra proposta do Campeonato de Torre de Espaguete é arrecadar alimentos que serão doadas a entidades da região. No ato de inscrição cada aluno doou cinco quilos de arroz, um de feijão e 400g de leite em pó. No ano passado, o torneio conseguiu arrecadar 10 toneladas, que provavelmente deverá ser superada este ano, já que houve um aumento no número de inscritos.
|
|