Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

TORRE DE ESPAGUETE SUPORTA 33 KG DE CARGA  


O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo. Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   


Professor Dioney Andreatta observa aluno concluir carga na torre vencedora


A equipe vencedora do V Campeonato de Torres de Espaguete realizado anualmente pelo Colégio Visconde de Porto Seguro na sua unidade em Valinhos/SP era formada por 4 alunos da 2a. série do Ensino Médio. Sérgio Fernando Sobell Reganatti, Guilherme Braz Castro, Guilherme Fernando Palaro e Thomaz Brancatti receberam o número 34 entre as 189 equipes inscritas. A estrutura em forma de torre de um metro de altura com base triangular, construída com macarrão espaguete e cola quente, pesou 596 gramas e, portanto, bem menos das 800gr. permitidas.
O prêmio para a façanha dos estudantes (dois pontos na média de Física no segundo trimestre) foi modesto, diante do trabalho desenvolvido, mas muito significativo para o currículo dos quatro estudantes. “Dois pontos na média de Física pode parecer pouco mas faz muita diferença. Além disso o que vale mesmo é ver o trabalho recompensado aqui entre os colegas, professores e o público”. Cerca de 1.500 pessoas assistiram as provas do V Campeonato de Torres de Macarrão no Ginásio de Esportes do Colégio, em Valinhos. A equipe vencedora foi aplaudida de pé ao decidir levar a torre à carga máxima de 33 kg mesmo depois de ter sido considerada vencedora com os 26 quilos de peso que eliminou a segunda colocada.

REGRAS RÍGIDAS
As regras para a construção das torres são rígidas, mas há muita liberdade para a criação e busca de informações. Este ano o desafio era “construir uma torre de espaguete cru com altura mínima de um metro (incluindo os pés). A base podia ser apoiada no máximo em 4 pés com área máxima de 4cm distantes um do outro no mínimo 30cm elevando a estrutura, no mínimo em 5cm do piso. No topo devia existir uma área de 400cm2 para receber a carga. Ao todo a torre não podia ter massa superior a 800 gramas”. O espaguete para a construção é fornecido pelo pastifício Selmi, fabricante do macarrão Renata, que patrocina o evento desde a primeira edição. Este ano o Café Canecão também forneceu pacotes do produto para servir de carga.

AÇÃO SOLIDÁRIA
O outro lado da iniciativa do professor de Física é a ação solidária possibilitada pelo evento. Cada aluno, no ato da inscrição, deve entregar 15kg de alimentos (arroz, feijão e leite em pó) para posterior doação pelo Colégio a entidades assistenciais da região de Valinhos e Campinas. Este ano a arrecadação atingiu 5 toneladas de alimentos. A distribuição começa já na segunda-feira, dia 21. Além dos alimentos entregues pelos alunos na inscrição, os patrocinadores, Selmi e Canecão também contribuem com macarrão e café em pó para a doação.

“PROFESSOR PARDAL”
Dioney Andreatta é o nome do professor e coordenador da área de Física e responsável pela introdução e organização do campeonato no Colégio. Em 1999, na primeira versão, as estruturas em macarrão espaguete tinham a forma de ponte. Desde 2003 as estruturas passaram a ter a forma de torres. “Era preciso encontrar caminhos mais suaves de ensinar Física. A invenção não é minha. É importada da Europa – Inglaterra – onde os Campeonatos de Pontes de Macarrão são muito famosos nos colégios e universidades”.
O desafio de construir uma estrutura com macarrão espaguete cru e cola quente que suporte cargas variadas de peso deu entusiasmo aos alunos fazendo crescer o interesse pela matéria. O número de participantes, o grau de dificuldade e seriedade com que os alunos levam a empreitada tem crescido ano a ano. Os estudantes da 8a. série do Ensino Fundamental “brigaram” para participar do Campeonato e, desde 2003 eles disputam com o pessoal do “Colegial”.

OS CAMPEÕES
Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, Guilherme Palaro, 14 anos, Sérgio Peganatui, 15 anos, e Tomas Brancati, 15 aos, venceram a quinta edição do Campeonato de Torres de Espaguete do Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade Valinhos. A torre construída com macarrão e cola quente, pesando 746 gramas, resistiu a uma sobrecarga de 32 quilos, aos olhos de uma platéia de mais 1.500 pessoas ansiosa que aplaudia de pé a cada desafio superado pela pequena construção de macarrão. Este ano, 192 torres foram inscritas no torneio que conta com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 


Outras fotos :



 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade