Atender a demanda por produtos diferenciados é um dos principais desafios que a rede de Supermercados Covabra pretende vencer com a reinauguração, no dia 23 de julho, de uma de suas lojas instaladas Itatiba, agora totalmente reestruturada. A empresa iniciou em março a reforma da loja Covabra Rodoviária e dobrou seu tamanho. Passou de 1.100 m2 para 2.200 m2 e adquiriu mais um terreno de 4.500 m2 ao redor do supermercado para a ampliação. Nos 140 dias de obras, os consumidores passaram a comprar na outra unidade, localizada no centro da cidade, que registrou um aumento de 45% nas vendas.
Com a reinauguração, a mão-de-obra empregada diretamente na loja também vai dobrar, passando de 70 para 140 funcionários. A empresa espera aumentar em 50 a 70% o seu faturamento, pois de acordo com o diretor financeiro, Ronaldo dos Santos, uma pesquisa encomendada pela rede comprovou que a cidade comporta o investimento, justificado pela ampliação da demanda verificada nos últimos anos. “Cerca de 80% da população demonstrou preferência pela qualidade e bons preços praticados pela loja, mas quer mais variedade de produtos”, explica, acrescentando que “existe também uma demanda de veranistas que passam os finais de semana em Itatiba e estão acostumados com o padrão de supermercados de grandes centros, que agora podemos oferecer”.
A rede Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda) ocupa o 39º lugar no ranking dos 500 maiores supermercados brasileiros, segundo levantamento feito em 2003 pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). É a melhor colocação da região de Campinas entre os supermercados de médio porte. Em 2002, a rede estava em 45º lugar.
A rede de Supermercados Covabra é composta por sete unidades no interior do Estado de São Paulo, localizadas em Itatiba (duas lojas), Limeira, Rio Claro, Pirassununga, Capivari e Campinas.
Covabra Itatiba agrada 80% da população
Na pesquisa realizada pelo IOPEQ (Instituto de Opinião Pública Estatística e Qualidade), no primeiro semestre desse ano, 80% da população de Itatiba revelou que a marca Covabra é a primeira a ser lembrada. O preço e a qualidade de atendimento foram as características mais ressaltadas pelos entrevistados, seguidas pela área de serviços, como panificadora e açougue. A pesquisa embasou a decisão da empresa de modernizar sua estrutura e proporcionar a seus clientes mais opções de produtos e serviços. “O único valor que ainda falta ser percebido pelos clientes da rede é o da variedade de produtos e isso é o que queremos reforçar nessa reinauguração em Itatiba”, explica Ronaldo dos Santos. A ampliação do mix de produtos seguirá o foco estratégico da empresa, que é oferecer a seus clientes preços competitivos. A loja vai comercializar 12 mil itens, dois mil a mais que outras unidades, divididos em sete seções: mercearia, bazar, frios e laticínios, açougue, padaria, rotisseria e hortifrutis.
Entre os diferenciais que a loja vai implantar estão a adega climatizada para manter os vinhos em temperatura e umidade ideais para conservação da qualidade. Esta seção terá vinhos finos de várias nacionalidades, como sul-africanos, chilenos, argentinos, portugueses, italianos, entre outros. Na mesma linha, disponibilizará tábuas de frios já prontas e embaladas individualmente, queijos nobres e uma completa linha de congelados, além de área destinada somente para produtos light/diet e peixes.
No açougue, a área de auto-serviço terá cerca de 12 metros e muitas opções entre carnes temperadas e cortes diferenciados de aves, bovinos e suínos. E para ampliar a praticidade, os consumidores ainda poderão contar diariamente com grande variedade de pratos prontos e carnes assadas, além da padaria que produzirá pães especiais, doces, bolos e inclusive uma grande linha de doces portugueses. “Pretendemos oferecer o máximo de opções para que o consumidor não precise passar em outros lugares”, afirma o gerente da loja, Rodnei Barros.
História da empresa
A primeira unidade da rede de supermercados Covabra foi inaugurada em 1989, em Limeira/SP. Na época a loja implantou, de forma pioneira na região, leitores óticos em todos os seus caixas. A segunda unidade foi inaugurada cinco anos mais tarde, em Campinas/SP, em área de 1.500 m2 e com elevado padrão de tecnologia e qualidade. Nos anos seguintes, foram abertas outras lojas, nas cidades de Itatiba (1996 e 1999), Rio Claro (97), Capivari e Pirassununga (99), todas com áreas de vendas acima de 1.000 m2, em pontos de fácil acesso e estacionamento amplo.
Nos últimos três anos, a empresa dedicou-se a modernizar e ampliar as lojas, investindo tanto na infra-estrura física como administrativa. “Procuramos manter nossa base informatizada bem atualizada, não descuidamos do treinamento dos funcionários e adotamos técnicas modernas de administração e negociação com os fornecedores, para garantir a qualidade, atendimento e bons preços que nos diferenciam no mercado”, explica Ronaldo dos Santos, diretor financeiro. Estas iniciativas são responsáveis pela colocação da empresa em 39º lugar no ranking dos 500 maiores supermercados brasileiros, divulgado recentemente pela ABRAS. Até o final deste ano, todas as lojas terão passado por reformas e ampliação. E, para o próximo ano, está prevista a construção de uma nova unidade em Limeira.
Fontes
Ronaldo dos Santos, Dir. Financeiro
Fone (19) 3227 2400
Rodnei Gomes de Barros (Nei), Ger. nova loja de Itatiba
Fone (11) 4538 3566
Uma rede regional
Campinas (sede administrativa)
Av. John Boyd Dunlop, 1000 Fone: (19) 3727 2401
Capivari
Av. Pio XII, 900 - Fone: (19) 3491 3552
Itatiba
Loja 1: Rua Domingos Pretti. 165 (rodoviária) Fone: (11) 4538 3566
Loja 2: Av. Barão de Itapema, 74 (centro) - Fone: (11) 4538 0190
Limeira
Início da Rodovia Limeira/Piracicaba - Fone: (19) 3452 8174
Pirassununga
Rua Siqueira Campos, 1923 - Fone: (19) 3561 2510
Rio Claro
Rua 8, nº 2248 (esquinas com a Av. 24) - Fone: (19) 3534 3334
|
|