Campinas/SP - Terça, 23 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SANEAMENTO BÁSICO É TEMA DE ESTUDO  


O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo. Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



O objetivo do Colégio, segundo o professor de Geografia, Marcos Antonio Lucena, é fazer com que o aluno tenha vivência nos estudos aplicados. "A visita é pré-requisito para que os alunos cheguem a 6ª série com noções de saneamento básico, tema importante para a prevenção de doenças e preservação do meio ambiente. Após a visita, os alunos construirão uma maquete da ETE-Pinheirinho e explicarão ao alunos mais novos da escola como funciona o sistema de tratamento de Água e Esgoto em Vinhedo", disse o professor.

Para João Vitor Rossi Piva, de 12 anos, é muito mais fácil aprender os ensinamento por meio de aulas práticas, já que ele não conhecia o processo. "Aprendi que sem o tratamento do esgoto fica muito mais difícil termos uma água limpa", declarou o estudante.

Já o aluno Dante Hasse Bartholomeu aprendeu que o mais importante é não poluir o meio ambiente. "O tratamento do esgoto é importante para não poluirmos rios, lagos de nossa cidade e região", comentou Dante.

De acordo com a professora do Colégio, Sandra Oliveira, antes da visita à ETE-Pinheirinho, os alunos assistiram a um filme de captação de água para posteriormente vivenciarem o processo. "Os alunos adquirem uma conscientização maior após terem contato com o local onde acontece o tratamento de esgoto", explicou a professora.

A ETE I – Foi construída pela atual Administração Municipal, juntamente com a rede de emissários e coletores de esgoto – um financiamento de R$5,5 milhões custeados pela Prefeitura de Vinhedo, com financiamento da Caixa Econômica Federal. Desde a inauguração, em fevereiro de 2002, a ETE recebe não só visitas de estudantes, como também de pesquisadores e de governantes do Brasil e de outros países. A ETE-Pinheirinho trata 70% do esgoto da cidade e tem capacidade para atender de 7.500 a 11 mil residências.


 


Outras fotos :


 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade