´MEMORÁVEL SAMBA´ NO TONICO´S BOTECO
|
|
Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
13/01/2005 - Condensação de três décadas da história do samba no país, ‘Memorável Samba’ (Gravadora Biscoito Fino), o mais recente trabalho do cantor carioca Marcos Sacramento, é lançado em Campinas neste sábado, dia 15, a partir das 21h30, no Tonico’s Boteco. Autor de três CDs, o carioca Marcos Sacramento, que estará acompanhado dos músicos do Quarteto de Cordas Vocais (QCV), é aclamado pela crítica como um dos músicos mais inventivos do samba brasileiro na atualidade.
Sacramento, expoente da nova geração do samba ‘não comercial’ no país, apresenta no show seu trabalho com canções das décadas de 30, 40 e 50. Tanto o disco, lançado no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2004, como toda a carreira de Sacramento, se notabiliza pela recriação do samba carioca de variadas épocas e estilos.
Não só é verdade, que ‘Memorável Samba’ traz quatro canções pouco conhecidas do carioca Noel Rosa, um dos paradigmas da música popular brasileira. Entre as canções estão ‘Mulato Samba’ (1932); ‘Triste Cuíca’ (1935); ‘O X do problema’ (1936) e ‘Só pode ser você’ (1936).
No repertório apresentado no Tonico’s, que integra ‘Memorável Samba’, ainda estão composições de 1938, como ‘Meu Romance’ (J. Cascata); ‘Meu Rádio e meu Mulato’ (Herivelto Martins); ‘Errei... Erramos’ (Ataulfo Alves) e ‘Deixa Falar!’ (Nelson Petersen).
A partir de 1941, faz parte do repertório recriado por Sacramento o samba de breque ‘Esta noite eu tive um sonho’ de Wilson Baptista e Moreira da Silva (1941); além de ‘Meu moreno fez bobagem’ de Assis Valente (1942) e ‘Onde está a Florisbela’, de Geraldo Pereira (1944). O samba mais recente, datado de 1955, é de Nelson Cavaquinho e Alcides Caminha: ‘Notícia’.
Para o crítico, jornalista e escritor Ruy Castro em artigo publicado em outubro de 2004 na revista ‘Foco: Economia e Negócios’, Marcos Sacramento é um dos segredos mais bem guardados da música popular brasileira. “Se a maioria das pessoas que compram discos fizesse isto por causa da música, o cantor carioca Marcos Sacramento estaria há anos encantando muito mais gente do que apenas aos privilegiados que o admiram. Do jeito que as coisas são, no entanto, ele continua a ser um dos segredos mais bem guardados da música popular brasileira – segredo este bem conservado pelas gravadoras, pela televisão, pelo rádio e pelas casas de shows, mais ocupadas com os talentos menores ou fabricados que pululam na praça”.
Carreira
Marcos Sacramento começa sua carreira profissional no grupo de vanguarda ‘Cão sem Dono’, que misturava rock, bolero e samba. Em 1986 trabalha para a Funarte um disco com composições de Custódio Mesquita (1910-1945). Em 1995 participa do projeto da gravadora Saci que, devido ao centenário do Clube de Regatas Flamengo e da Estácio de Sá, produziu um disco com sambas antológicos sobre o clube e a escola.
Seu primeiro trabalho – ‘A Modernidade da Tradição’ -, em parceria com Maurício Carrilho e Marcos Suzano, foi lançado no país em 1994. Em 1997 o disco foi bem aceito nos Estados Unidos, Japão e França. Neste último país, foi aclamado pela revista Le Monde de la Musique como um dos melhores lançamentos brasileiros naquele país.
‘Caracane’, mistura de metais com percussão em sambas de rodas, terreiro, maracatus e jongos, é o segundo trabalho de Sacramento, que marca presença pela inovação com composições de Antônio Saraiva, Paulo Baiano, Fernando Morello e a participação do poeta Sérgio Natureza na música que dá nome ao disco.
Em 2002 lançou pela Biscoito Fino o CD Saravá, Baden Powell! ao lado de Clara Sandroni.
Serviço:
O Tonico´s Boteco fica na rua Barão de Jaguara, 1373, centro, Campinas. Reservas de mesas podem ser realizadas pelo telefone (19) 3236-1664. O show de Marcos Sacramento acontece dia 15 de janeiro (sábado), a partir das 21h30 e tem couvert artístico de R$ 12,00
Fonte:
Paulo Henrique de Oliveira (Tonico’s Boteco)
Fone (19) 3236-1664
Atendimento à imprensa:
Comunicativa ACJ
Silvio Anunciação
silvio@clicknoticia.com.br
(19) 3256-4863
|
|