SIMPÓSIO MARCA SEMANA DE INCLUSÃO DIGITAL
|
|
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais.
Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano.
A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
22/03/05 - Para comemorar a Semana da Inclusão Digital, entre 26 e 31 de março, o CDI Campinas (Comitê para Democratização da Informática) promove, quinta-feira, 31, no Centro de Convenções da Unicamp (Ginásio de Esportes), o 1º Simpósio Regional de Inclusão Digital. O evento vai promover políticas públicas para a inclusão social e cidadania por meio da informática. O simpósio é aberto ao público, mas os organizadores recomendam a inscrição, gratuita, pelo telefone (3273-0709), e-mail (simposio@cdicampinas.org.br) ou site(www.cdicampinas.org.br/simposio).
Composto por quatro painéis de palestras, debates e cases, o Simpósio contará com a participação de nomes de peso da área de inclusão digital no país. Entre eles estão José Armando Valente (chefe do Depto de Multimeios da Unicamp); Antônio Bezerra Albuquerque Neto (Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações); Lilian Starobinas (coordenadora do Programa Educar da Sociedade da Informação Cidade do Conhecimento USP), Andréia Marques (Diretora Desenvolvimento Institucional CDI Campinas), entre outros.
Exemplos e alternativas de inclusão digital no município de Campinas também serão apresentados no evento. Só em 2004, por exemplo, o CDI Campinas incluiu digitalmente mais de 3,1 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos. O dado totaliza um crescimento de mais de 100% do número de alunos atendidos em comparação com 2003.
“O foco maior esse ano é que pela primeira vez não estamos fazendo um evento só do CDI e só com participação do CDI Campinas. Estamos trabalhando para a regionalidade, com participação de governos, empresas e universidades. A idéia é ver a inclusão digital na região”, explica Helena Nogueira, coordenadora pedagógica da ONG.
De acordo com Carlos Abras, da área de Comunicação Institucional do CDI Campinas, o evento vai estimular trocas de experiências e despertar uma consciência para ação coletiva que promova a inclusão digital e o desenvolvimento econômico e social na Região Metropolitana de Campinas. “O objetivo é promover futuras políticas públicas conjuntas de inclusão e também identificar o estágio de desenvolvimento desse segmento na região”, diz.
Escolas de Informática e Cidadania (EIC’s)
O CDI Campinas, cuja proposta é usar ferramentas digitais para melhorar a vida das comunidades economicamente desfavorecidas, tem 46 EIC`s - Escolas de Informática para Cidadania, espalhados pelas diversas regiões de Campinas. São por meio das EIC’s que a Ong desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas.
CDI em números
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.
Programação
8h00 - Credenciamento
8h40 - Abertura Oficial
A Inclusão Digital no Contexto Regional
09h00 - Andréia Marques - Diretora Desenvolvimento Institucional CDI Campinas
09h25 - Natacha Gonçalves da Costa - Coordenadora Computer Clubhouse
09h50 - Debate (20 minutos)
Programas Governamentais para Inclusão Digital
10h20 – Waldir Quadros
Secretário Assistência Social Prefeitura Municipal de Campinas
10h45 – Antônio Celso Albuquerque Filho
Gestor do interior do Programa Acessa São Paulo
11h10 – Antônio Bezerra Albuquerque Neto
Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações
11h35 – Debate (20 minutos)
12h00 – Almoço
A Contribuição das Universidades
13h30 – José Oscar Fontanini de Carvalho - professor e pesquisador da PUC-Campinas
13h55 – José Armando Valente - chefe do Depto de Multimeios da Unicamp e Pesquisador do NIED
14h20 – Lilian Starobinas - coordenadora do Programa Educar da Sociedade da Informação Cidade do Conhecimento USP
14h55 – Debate (20 minutos)
15h15 – Coffee Break (15 minutos)
Novas Tecnologias e o Papel da Empresa à Inclusão Digital
15h30 – Case Programa Bosch Ação Social - Empresa Bosch
15h50 – Case Responsabilidade Social Exxon Móbil - Empresa Exxon Mobil
16h10 - Case Tecnologia CDMA-450
Luís Cláudio Rosa - Lucent Technologies
16h30 – Bruno Viana
Diretor Presidente IMA (Informática Municípios S.A)
17h10 – Debate (20 minutos)
17h30 - Encerramento
Atendimento a imprensa:
Comunicativa ACJ
Silvio Anunciação
(19)3256-4863
silvio@clicknoticia.com.br
CDI Campinas
Tel: (19) - 3273-0709
|
|