Campinas/SP - Domingo, 24 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

QUANDO A CUICA RI  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Alegria não falta para Oswaldinho e sua cuica


Há uma máxima entre os sambistas colocando o som da cuíca a lembrar do choro. O grito “Chora Cuíca!” é constantemente bradado pelos terreiros dos quatro cantos do Brasil. Porém, nas mãos de Oswaldinho da Cuíca, nos seus 66 anos, o instrumento parece se transformar e ganhar a sonoridade do riso, quase gargalhadas, que se propaga e chegando aos ouvidos dos próximos os faz também rir e gargalhar enchendo o ambiente de alegria.

Assim foi na noite de sábado, 23 de julho, no Tonico´s Boteco. Ou não é verdade a máxima “Chora Cuíca” ou Oswaldinho é mágico e transforma choro em riso. Deve ser porque ele é a mais pura alegria com seu riso escancarado de quem está de bem – muito de bem – com a vida apesar dos 66 e dos percalços que já enfrentou.

Em suas mãos, aquele cilindro de “lata” coberto em uma das extremidades por uma folha de couro transpassada por uma haste fina de metal, ganha vida. E quando alguém diz que a cuíca de Oswaldinho só falta falar, há sempre outro alguém por perto para desdizer enfatizando que a dele fala e ri.

Durante aproximadamente uma hora o Tonico´s Boteco foi só alegria ao som de uma cuíca. Nada de choro. Só riso, do som do instrumento e da face de Oswaldinho. Não bastasse isso ele deu verdadeira aula de brasilidade, história e cultura da música e instrumentos musicais. Viajou pelo mundo levando consigo todos os presentes. Através do som da cuida passou pelo Japão, Rússia, França, Argentina... Mas foi com os pés no Brasil e enaltecendo a terra campineira de Carlos Gomes que ele brilhou de verdade.

Ao final, depois de se desculpar pela “surra” que tomou da cuíca pois não conseguiu encontrar o tom, ainda deu uma canjinha mostrando o samba no pé ao lado de Ilcéi Miriam que fez a abertura e o encerramento acompanhada do quarteto Bambas do Samba.

 


Outras fotos :


Samba no pé dos bons apesar dos 66 anos


Com Ilcéi Miriam fazendo a noite no Tonico´s

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade