2 DE DEZEMBRO É DIA NACIONAL DO SAMBA
|
|
Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
Às vésperas do Dia Nacional do Samba, se apresentam no Tonico´s, o cantor Vado, em show voz e violão, quarta-feira, dia 30/11, e o Grupo Sem Tempo, na quinta-feira, mostrando um delicioso samba raiz da melhor qualidade. Para esse show os ingressos custam R$ 7. No sábado, após as homenagens ao samba, o Grupo Zabalê, revive a era dos festivais. Os ingressos custam R$ 5.
O Tonico´s Boteco é o local que mais exalta samba na cidade. Localizado de frente para o marco zero de Campinas (praça Bento Quirino), as portas desta casa já viram muita história passar. Do lado de dentro, a história do samba vem sendo também muito bem contada, desde a fundação do boteco, por meio dos grandes sambistas que já passaram pelo palco da casa.
Nomes como Nelson Sargento, Noite Ilustrada, Moacir Luz, Tia Surica, Beth Carvalho, Tatinho da Mangueira, Délcio Carvalho, Jards Macalé, Luiz Carlos da Silva, Walter Alfaiate, Monarco, entre outros compositores e sambistas, da cidade e de várias partes do Brasil, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, já deram o ar da graça ao público campineiro em visita ao Tonico´s Boteco.
Em uma cidade em que o samba tem história, representada pela forte herança da cultura negra oriunda dos áureos tempos do café, Campinas viu seu samba ruir com a falta de espaço e incentivo para o ritmo no centro. A grande crise que atingiu o carnaval da cidade também contribuiu para que as manifestações populares, que mantinham viva a chama do samba, se vissem órfãs. Os cantores e compositores da cidade se distanciaram dos palcos, e quem mais perdeu com isso foi o público.
No entanto, essa história de tristeza teve um desfecho inusitado e feliz., quando o maestro campineiro Calos Gomes foi homenageado com a inauguração do Tonico´s Boteco, em meados de 2002. Desde então, o samba voltou a ecoar em um lugar cativo no centro de Campinas, devolvendo ao público a elegância e a essência desse ritmo que encanta o mundo, e que recentemente teve uma de suas vertentes, o samba de roda, do recôncavo baiano, reconhecido como patrimônio cultural.
Então, para lembrar de toda essa trajetória e importância que o samba tem para o Brasil e para os brasileiros, a Velha Arte do Samba, formada por Amaury (surdo, percussão e vocal), Breno (tantã e vocal), Faustão (violão de seis cordas), Moacir (cavaquinho), Rildo (violão de 7 cordas), Marcelo (pandeiro) e Moacyr (voz), mostra no show um pouco da história do samba por meio da interpretação dos principais clássicos do ritmo.
Na mesma noite de comemoração, se apresentam no palco do Tonico´s o cantor e compositor Paulinho Neves e outros grupos locais. O (QCV) Quarteto de Cordas vocais, um dos mais expressivos grupos de samba de Campinas encerra a homenagem ao samba. O Tonico´s Boteco fica na rua Barão de Jaguara, 1373, centro de Campinas. O telefone para reserva de mesas é (19) 3236-1664.
|
|