Campinas/SP - Domingo, 24 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

FEIJOADA COM CHORINHO DE QUALIDADE  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Grupo Choro Pra Cinco, em recente apresentação em Campinas/SP


A velha e boa feijoada, bem calórica e saborosa, continua imbatível aos sábados, mesmo em pleno verão!Essa é a constatação do Tonico’s Boteco, que está enriquecendo o almoço de sábado com apresentações do grupo Choro Prá Cinco. O Grupo, inspirado nos Oito Batutas (grupo de 1919 liderado por Pixinguinha), resgatou arranjos inéditos e se apresenta das 11 às 15 horas, sem cobrança de couvert.

Música de qualidade
O Gupo Choro prá 5, com músicos formados em Campinas, é a atração do sábado, no Tonico’s Boteco, das 11 às 15 horas, sem cobrança de couvert. A maior parte do repertório é de Pixinguinha, utilizando manuscritos inéditos do compositor, que foram resgatados em Paris, onde o flautista Leandro Gomes cursou pós-graduação.

Um mineiro em Paris
O flautista mineiro Leandro Porfírio foi o único brasileiro, entre quatro músicos selecionados, para freqüentar o curso de flauta transversal na École Nationale de Musique e Danse de Paris, no ano de 1994. Nesse curso, que teve a duração de um ano, teve como mestres grandes instrumentistas como Jean Piere Rampal, Patrick Gallois e Patrice Bocquillon. Foi cursando pós-graduação em Villas Lobos, que descobriu na Biblioteca Nacional de Paris, um arquivo de compositores sul americanos onde constavam fotos (entre elas a dos Oito Batutas- *veja abaixo) e manuscritos de Pixinguinha. Entre eles, o solo em flauta com contraponto inédito do saxofone, chifras do cavaquinho e do violão de sete cordas. Eram onze músicas ao todo, que compunham esse arranjo: contraponto entre flauta e saxofone. De volta ao Brasil e em Campinas, Leandro teve a idéia de montar um regional de Choro com as mesmas características dos Oito Batutas, utilizando esses contrapontos entre flauta e saxofone. Assim foi formado o grupo Choro pra Cinco, resguardando essas lembranças.
No período que estudou em Paris, Leandro atuou profissionalmente como primeira flauta solo nas orquestras Sinfônica Internacional de Paris, Sinfônica da Academia de Música de Paris e em vários grupos de câmara. Ele havia iniciado seus estudos com flauta em 1980, no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas. Hoje, organiza eventos com vários grupos regionais para manter viva a tradição do chorinho.

Formação do grupo Choro Prá 5:
Flauta Transversal: Leandro Gomes
Cavaquinho: Lucas Nahum
Violão de Sete Cordas: Vinicius
Saxofone: Eduardo
Pandeiro: Roberto Amaral

Fonte:
Leandro Gomes, fone 3241 2870 – leandro_flauta@hotmail.com

O Tonicos Boteco fica na rua Barão de Jaguará, 1373 – centro, em Campinas/SP
Fone (19) 3236 1664 – www.tonicos.com.br


(*) Os Oito Batutas
O grupo os Oito Batutas (que inspirou o campineiro Choro Pra Cinco) foi formado em 1919 e considerado um dos grupos musicais mais importantes para a divulgação da música brasileira nas primeiras décadas do século XX. Organizados por Pixinguinha, eles tocavam choros, maxixes e batuques e ficaram famosos excursionando pelo Brasil e, em 1922, em Paris. De volta ao Rio de Janeiro, os Batutas trouxeram influências de jazz, e passaram a adotar clarinetas, saxofones e a incluir foxes e ragtimes em seu repertório. Por volta de 1924 a formação do grupo começou a variar muito, até ser extinto no final da década de 20. O grupo original era formado por: Pixinguinha (flauta), Donga (violão), Nelson Alves (cavaquinho), China (canto e violão), Raul Palmieri (violão), Luiz Pinto (bandola e reco-reco), José Alves (bandolim e ganzá) e Jacob Palmieri (pandeiro).

Apoio à imprensa:
Comunicativa A.C.J. – fones (19) 3256 4863 / 3256 9059
www.clicknoticia.com.br

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade