Campinas/SP - Terça, 23 de abril de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CDI CAMPINAS FARÁ SIMPÓSIO SOBRE INCLUSÃO DIGITAL  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


A inclusão digital é um tema que tem despertado interesse de toda sociedade porque, num país onde apenas 17% da população tem acesso a computadores e 13% à Internet, o conhecimento das ferramentas digitais passou a ser exigido como um dos principais requisitos para a inclusão no mercado de trabalho. E é sobre este tema que Campinas sediará, na próxima quinta, dia 23 de março, no Ginásio da Unicamp, um Simpósio que reunirá especialistas, autoridades e entidades para debater a Inclusão Digital na Região Metropolitana de Campinas.
O evento pretende fortalecer o conceito e a prática desta inclusão na região, mas com a participação de especialistas de outras regiões para a troca de experiências sobre a Inclusão Digital como ferramenta para o combate da exclusão social. O encontro é organizado pelo CDI (Comitê para a Democratização da Informática) e tem o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp. O primeiro Simpósio regional foi realizado em 2005.
Para o coordenador de Comunicação do CDI Campinas, o Simpósito “é uma oportunidade para conectar pessoas, projetos, novas experiências e resultados sobre as práticas de Inclusão Digital na região de Campinas”. Ele comenta que “reconhecida entre os três principais pólos de alta tecnologia do País pelo número de universidades, centros de pesquisas e empresas de base tecnológica, a vocação tecnológica da região não conseguiu equilibrar as diferenças sociais características das grandes cidades, como a proliferação de favelas, violência e pobreza”.

Programa terá cases e políticas

Além de trazer experiências sobre os diversos campos, nos níveis governamental, empresarial e de organizações da sociedade civil, o evento agregará representantes da imprensa como forma de conhecer melhor o entendimento deste setor sobre pauta da inclusão digital. Também estará apresentando um case da cidade de Sud Mennucci, de 7500 habitantes e que se encontra totalmente conectada por tecnologia de internet via rádio.
O simpósio, destinado a executivos, profissionais e estudantes dos setores de tecnologia e comunicação, governos municipais e universidades, contará com a presença de especialistas e autoridades como: Edgar Piccino (Coordenador Nacional do Programa Casa Brasil do Governo Federal), Hélio de Oliveira Santos (Prefeito de Campinas), Rodrigo Baggio (Diretor Executivo da Rede CDI) e Emílio Loures (Gerente de Programas de Tecnologia da Intel). Entre os temas, destacam-se “A Comunicação na Era da Informação”, “Inclusão Digital: Acesso às máquinas ou conteúdo”, “Desafios e Perspectivas para a Inclusão Digital” e “O Desafio do trabalho em rede”.
“A Inclusão Digital não se restringe ao acesso às tecnologias e a seu uso, mas se relaciona à motivação e à capacidade para utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação de forma crítica e empreendedora”, afirma Cristina De Luca, no livro publicado pelo Instituto Ethos: O que as empresas podem fazer pela Inclusão Digital.

Perfil do CDI
O CDI Campinas é uma organização não-governamental que iniciou suas atividades em maio de 2000, com a missão institucional de promover a inclusão social utilizando as tecnologias de informação e comunicação(TICs) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

Serviço:
2º Simpósio Regional de Inclusão Digital
Local: Centro de Convenções da Unicamp (Ginásio de Esportes)
Data: 23 de março de 2006
Horário: das 8:30h às 17h30
Entrada Franca

Informações para a Imprensa:
CDI Campinas - Carlos Abras
Telefone: (19) 3273-0709 / 3273 0626
coordenacao@cdicampinas.org.br
www.cdicampinas.org.br/simposio

Parceiros do 2º Simpósio Regional de Inclusão Digital:
Bandag / CPFL / Exxon Mobil / Prefeitura Municipal de Campinas / Unicamp - Pró Reitoria de Extensão e Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural

Objetivos do 2º Simpósio Regional de Inclusão:

 Promover trocas de experiências e informações sobre o tema "inclusão digital" como ferramenta para o combate da exclusão social e seus impactos na região
 Criar uma consciência para ação coletiva que promova a inclusão digital e o desenvolvimento econômico e social na Região Metropolitana de Campinas
 Identificar o estágio atual de desenvolvimento das TICs e suas aplicações como um direito humano universal
 Conhecer iniciativas promovidas pelos governos federal e municipal, ongs, cases de aplicação de novas tecnologias, e o papel da imprensa e empresas
 Promover futuras políticas públicas conjuntas de inclusão digital regionais

PROGRAMA
8h00 - Credenciamento
08h40h - Abertura Oficial
A informação na era da comunicação
09h00 – Diogo Moisés Rodrigues – Diretor Executivo do Coletivo Intervozes
09h25 – Beá Tibiriça - Presidente do Conselho Deliberativo do Coletivo Digital
09h50 às 10h20 – Debates
10h40 às 10h55 – Coffee Break
10h45 - Inclusão Digital - Acesso às Máquinas ou Conteúdo?
10h55 – Edgard Piccino – Coordenador Nacional do Programa Casa Brasil e Assessor do Diretor Presidente do Governo Federal
11h20 – Hélio de Oliveira Santos - Prefeito de Campinas
11h45 – Rodrigo Baggio - Diretor Executivo do CDI
12h10 às 12h35 – Debates
12h35 – Almoço
13h35 - Desafios e Perspectivas para a Inclusão Digital
13h35 – Celso Junqueira – Prefeito de Sud Mennucci - SP – exposição de case
14h00 – Emilio Loures - Gerente de Programas de Tecnologia da Intel – Tecnologia Wi-Max
14h25 – Leno F. Silva - Gerente de Comunicação do Instituto Ethos
14h50 às 15h15 – Debates
15h15 às 15h30 – Coffee Break
15h30 – O Desafio do Trabalho em Rede
15h30 – Fu Kei Li - Risolidária (CEATS USP)
15h55 – Helena Whyte - Coordenadora Pedagógica CDI Campinas
16h15 – Arnaldo Rezende - Superintendente da FEAC
16h35 às 16h55 – Debates
17h30min - Encerramento

Currículos dos palestrantes

A informação na era da comunicação

Intervozes
DIOGO MOYSÉS RODRIGUES
Formado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP e pós graduado em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP. É direitor executivo do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e coordenador do Centro de Referência do Direito à Comunicação.

Inclusão Digital – Acesso às Máquinas ou Conteúdo?

Edgard Piccino
Antropólogo, coordenou a equipe de capacitação dos Telecentros de São Paulo e atualmente participa da Coordenação-Geral do Projeto Casa Brasil, do Governo Federal.

Rodrigo Baggio
É empreendedor social, Doutor Honoris Causa em Ciências Humanas pela DePaul University, de Chicago, e fundador e diretor executivo do Comitê para Democratização da Informática (CDI). Em 1997, Baggio foi selecionado e nomeado “fellow” pela Fundação Ashoka. Em 1999/2000 foi eleito “fellow” da Fundação Avina e, em 2002, recebeu o título de Empreendedor Social de Destaque (Outstanding Social Entrepeneur) da Fundação Schwab de Empreendedorismo. Outras entidades concederam ao CDI prêmios e chancelas relevantes, entre elas a ONU, UNICEF, UNESCO, Fórum Econômico Mundial, ABRINQ, Revista Time, CNN, Tech Museum e Fundação Banco do Brasil.

Desafios e Perspectivas para a Inclusão Digital

Celso Junqueira
Celso Torquato Junqueira Franco, prefeito de Sud Menucci, nasceu em 18 de agosto de 1961. Iniciou sua vida política como vice-prefeito da cidade em 1997 pelo PSDB, permanecendo na administração do município por 8 anos junto ao ex-prefeito Nelson Gonçalves de Assis. Em 2004 foi eleito prefeito de Sud Menucci pelo mesmo partido. Casado e com 4 filhos, Celso Junqueira formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie de São Paulo e atua também como empresário do setor de açúcar e álcool.

Emilio Loures
Gerente de Programas de Tecnologia da Intel Semicondutores do Brasil Ltda.
É gerente de políticas e padrões do Grupo de Tecnologia da Intel desde 2005, onde fomenta a divulgação e difusão de novas tecnologias. Ingressou na Intel em 2001, como gerente de investimentos estratégicos, tendo realizado investimentos em empresas de base tecnológica. Antes da Intel, trabalhou na AG Telecom como gerente de planejamento e desenvolvimento de negócios, na consultoria Monitor Company, e na CVRD. Também foi sócio de uma start-up da Internet, a Família Miner de ferramentas de busca. Bacharel em Economia pela Unicamp, tendo feito pós-graduação em Administração no COPPEAD / UFRJ e na Fundação Dom Cabral.

Leno F. Silva.
Gerente de Comunicação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social desde 1996. É formado em comunicação social – Rádio e TV, pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, de São Paulo. Desde de 1985 atua em comunicação, passando pelas áreas de produção, atendimento e planejamento de agências de propaganda, bem como por departamento de publicidade de empresas. Foi produtor de marketing cultural, viabilizando projetos nas áreas de música, teatro e artes plásticas. É conselheiro do Museu Afro Brasil e do Instituto Brasileiro da Diversidade .

O Desafio do Trabalho em Rede

Arnaldo Aparecido Rezende, 40 anos
Superintendente Executivo da Fundação FEAC e Vice-presidente do GEAC ( grupo de empresários e executivos amigos da criança), Arnaldo Rezende é Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná e Pós-graduado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Também é Professor da disciplina de 3º Setor - Organizações Sem Fins Lucrativos na FACAMP e Professor de Gestão Administrativa Geral no curso de MBA na FACAMP.

Apoio à Imprensa
Comunicativa A.C.J.
Fones (19) 3256 4863 / 3256 9059
comunicativa@clicknoticia.com.br

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade