Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
GOVERNO LULA COMBATE A FOME COM COMPUTADOR
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais.
Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano.
A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.
Edgard Piccino é antropólogo, coordenou a equipe de capacitação dos Telecentros de São Paulo e atualmente participa da Coordenação-Geral do Projeto Casa Brasil, do Governo Federal.
Ele participou em Campinas, dia 23 de março, do
2º Simpósio Regional de Inclusão Digital, promovido pelo CDI Campinas, no Centro de Convenções da Unicamp.
A inclusão digital é um tema que tem despertado interesse de toda sociedade porque, num país onde apenas 17% da população tem acesso a computadores e 13% à Internet, o conhecimento das ferramentas digitais passou a ser exigido como um dos principais requisitos para a inclusão no mercado de trabalho. O Simpósio reuniu especialistas, autoridades e entidades para debater a Inclusão Digital na Região Metropolitana de Campinas.
O evento fortaleceu o conceito e a prática desta inclusão na região, mas com a participação de especialistas de outras regiões para a troca de experiências sobre a Inclusão Digital como ferramenta para o combate da exclusão social.
Para o coordenador de Comunicação do CDI Campinas, o Simpósito “foi uma oportunidade para conectar pessoas, projetos, novas experiências e resultados sobre as práticas de Inclusão Digital na região de Campinas”. Ele comenta que “reconhecida entre os três principais pólos de alta tecnologia do País pelo número de universidades, centros de pesquisas e empresas de base tecnológica, a vocação tecnológica da região não conseguiu equilibrar as diferenças sociais características das grandes cidades, como a proliferação de favelas, violência e pobreza”.
Com a participação de executivos, profissionais e estudantes dos setores de tecnologia e comunicação, governos municipais e universidades, o Simpósio contou com a presença de especialistas como: Edgar Piccino (Coordenador Nacional do Programa Casa Brasil do Governo Federal), Rodrigo Baggio (Diretor Executivo da Rede CDI) e Emílio Loures (Gerente de Programas de Tecnologia da Intel). Entre os temas, destacaram-se “A Comunicação na Era da Informação”, “Inclusão Digital: Acesso às máquinas ou conteúdo”, “Desafios e Perspectivas para a Inclusão Digital” e “O Desafio do trabalho em rede”.
Informações para a Imprensa:
CDI Campinas - Carlos Abras
Telefone: (19) 3273-0709 / 3273 0626
coordenacao@cdicampinas.org.br
www.cdicampinas.org.br/simposio