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TRITOM: NOVO HÍBRIDO CONTRA O GEMINIVIRUS  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


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Campo de produção de Tritom na região Oeste do Estado de São Paulo


Um novo tomate resistente a geminivirus será lançado durante a Hortitec (de 21 a 24 de junho, em Holambra/SP), pela Seminis, empresa de sementes de hortaliças. Chamado de Tritom, o novo tomate será entregue como brinde aos visitantes da feira embalado em pequenas caixas de presente, acompanhado de uma receita de molho. A sede brasiçleira da Seminis é em Campinas/SP.
A empresa aproveita o evento para mostrar aos produtores de hortaliças que está presente em toda a cadeia produtiva incentivando o aprimoramento técnico, gerencial e comercial dos produtores, além de fornecer sementes de alta qualidade. Seu estande, localizado no Pavilhão Azul, apresenta as duas marcas comerciais da empresa no Brasil: Seminis (´Soluções em produção de hortaliças´) e Horticeres (´Tecnologia em produtos Tropicais´).

A Hortitec 2006, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas,
está em sua 13ª. Edição e será realizada de 21 a 24 de junho no pavilhão da Expoflora em Holambra/SP.

Novo tomate tem custo de produção 30% menor

Do segmento saladete e com porte determinado, o novo tomate híbrido é uma opção rentável para áreas de produção infestadas pelo geminivírus, transmitido pela mosca branca e causador de grandes perdas em todo o país. Mas o Tritom tem também um grande potencial competitivo no custo de produção, qualidade dos frutos e rentabilidade. A colheita na região oeste de São Paulo, iniciada em maio, confirmou o bom desempenho do Tritom no período mais seco, quando aumenta a incidência da mosca-branca. Ele pode ser cultivado rasteiro ou semi-estaqueado e, com este manejo, o custo de produção nos campos é até 30% menor comparado ao tomate envarado.

Os frutos são grandes (150 e 170 g), firmes e têm conseguido preço diferenciado para venda in natura em várias centrais de abastecimento. Com 20 anos de experiência neste ramo, o produtor e atacadista Aparecido Brambilla confirma a maior resistência da cultivar em 300 mil pés que estão sendo colhidos em Piacatu (oeste de São Paulo). Já o produtor Sérgio Hirata, que vende sua produção para o mercado in natura de São Paulo e Paraná, também ampliou a área de teste para 80 mil pés nesta safra e comenta: “A procura tem sido boa, vou plantar Tritom de novo”.

Geminivírus provoca prejuizos

A mosca-branca é uma praga de difícil controle e transmissora de vírus responsáveis pela infestação de geminiviroses que comprometem os tomateiros das principais regiões produtoras do país. Se a planta é inoculada ainda pequena, cerca de 80% da colheita se perde, pois as plantas murcham e os frutos ficam manchados, com textura porosa e sem sabor. A Seminis, que mantém um dos programas de melhoramento genético mais avançados do mundo, foi a primeira empresa do Brasil a desenvolver cultivares de tomates híbridos com resistência ao vírus TYLCV (o mais severo dessa espécie), em 2003. A empresa acredita que somente com o uso de cultivares resistentes e práticas culturais adequadas será possível conter o avanço das geminiviroses transmitidas pela mosca branca, possibilitando o cultivo em áreas já afetadas, com menor uso de defensivos e, portanto, com menores custos e frutos mais sadios, preservando a saúde do consumidor e o meio ambiente.

GERENCIAMENTO É O MAIOR DESAFIO DO SETOR

O gerenciamento dos custos da produção rural é um dos papéis mais difíceis e importantes que o produtor precisa desenvolver, pois sua sobrevivência depende disso. Esta constatação estimulou a Seminis, líder mundial em sementes de hortaliças, a rever sua posição de mera fornecedora de insumos para uma parceria em busca de soluções no campo. Esta opção provocou um redirecionamento dos projetos da unidade brasileira para focos específicos no seu relacionamento com os produtores: melhor gerenciamento do negócio HF, redução de custos de produção com maior produtividade, aprimoramento técnico e comercial do produtor, e o desenvolvimento de produtos mais nutritivos, saudáveis e saborosos.
A equipe de campo, aliada às áreas técnica, de pesquisa e a outras instituições, tem se dedicado a discutir com produtores de todas as regiões do país os problemas locais, verificando a necessidade de avançar com orientações e tecnologia tanto no aspecto da produção quanto na comercialização e desenvolvimento gerencial. Para isso, além de produtos mais adequados às demandas do mercado, tem promovido visitas e palestras técnicas, viagens a centros de produção (inclusive internacionais) e orientações gerais sobre temas escolhidos pelos produtores. “Entendemos que a obtenção de lucro na atividade de produção de frutas e hortaliças é um desafio cada dia maior e queremos colaborar para trazer soluções nesta atividade”, afirma o gerente de Marketing da empresa, Márcio Nascimento.

Na Hortitec, a Seminis promove a palestra “DESAFIOS DO SETOR AGRÍCOLA”, com a dra. Margarete Boteon (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – USP/Esalq), no dia 21 (quarta), das 18 às 19 horas. O evento é fechado para convidados.

Perfil da empresa:

A Seminis é líder mundial em desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças, está presente em 150 países e tem um mix de aproximadamente 200 produtos. Cerca de 11% do seu faturamento (US$ 565 milhões em 2005) é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países, sendo duas no Brasil (SP e MG). A sede administrativa da Seminis do Brasil é em Campinas/SP.

Fonte:
Márcio Nascimento, Gerente de Marketing da Seminis, fone (19) 3705 9300 www.seminis.com.br

Apoio à Imprensa:
Comunicativa A.C.J. – Jornalista: Cibele Vieira
Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059 / 9156 6014
 

 
 
   
   
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