HORTICERES AGORA É SEMINIS
|
|
A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.
. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis
Fone (19) 3705 9300
» Baú
de Notícias
»
Clipping
|
|
Aproveitar melhor as oportunidades do mercado brasileiro, concentrando os investimentos no desenvolvimento de produtos que oferecem mais tecnologia, qualidade e valor agregado aos produtores de hortaliças, foi um dos objetivos das mudanças anunciadas pela Seminis do Brasil, no final de outubro, durante sua reunião Anual de Distribuidores. Entre as novidades anunciadas, está a incorporação da marca Horticeres pela marca Seminis, o que ocorrerá gradualmente durante o próximo ano.
Todo o estoque de sementes de produtos Horticeres que está hoje no mercado será comercializado normalmente e, a partir de fevereiro de 2007, serão embalados com a marca Seminis. A empresa manterá a mesma oferta de produtos, com o mesmo padrão de qualidade e genética, mudando apenas a embalagem. A linha de horta doméstica, entretanto, será descontinuada para redirecionar o foco no segmento de produção mais profissionalizada.
A mudança, segundo o Gerente de Marketing, Márcio Nascimento, não irá interferir no abastecimento de sementes, na alteração de preços e nem nos investimentos no país: “A empresa apenas revisou sua estratégia de operação e redirecionou seu foco de negócios para permitir uma atuação mais ampla e competitiva no mercado brasileiro”.
Realinhamento mundial
As mudanças ocorridas no Brasil são reflexo do realinhamento do plano estratégico da Seminis, que mantém unidades de negócios em 155 países e detém mais de 20% do mercado global de semntes de hortaliças. A Europa foi a primeira região a se adequar e agora é a América do Sul. Para reduzir a complexidade do negócio, a empresa, que é líder mundial no desenvolvimento e produção de sementes de hortaliças, concentrou seu portfólio de produtos em 26 segmentos, que representam cerca de 90% do seu total de vendas.
“Não haverá redução de investimentos”, garante o Gerente Geral da empresa no Brasil, Luis Copeland, explicando que os recursos serão redirecionados aos segmentos onde é possível agregar melhor nível de tecnologia, trazendo benefícios a produtores e consumidores.
Mudanças na infra-estrutura
A análise da conjuntura nacional e os custos operacionais da unidade brasileira favoreceram a decisão de transferir a maior parte da produção nacional de sementes para outras localidades. “Os custos de produção tornaram-se pouco competitivos no Brasil especialmente quando comparados a outros países”, explica o Gerente Geral, lembrando que atualmente cerca de 75% das sementes que a empresa comercializa localmente já são produzidas em outros países.
Por conta desta mudança, serão desativadas as unidades de produção e beneficiamento de sementes das unidades de Igarapé (MG), Nova Porteirinha (MG) e Canguçu (RS). O laboratório de qualidade que funciona em Igarapé, entretanto, será transferido para Uberlândia (MG), onde será incorporado ao Laboratório de Qualidade da Monsanto, empresa detentora da marca Seminis.
Fonte: Márcio Nascimento, Gerente de Marketing da Seminis do Brasil, fone (19) 3705 9300 - www.seminis.com.br
|
|