Campinas/SP - Domingo, 24 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

TONICO´S ESQUENTA OS TAMBORINS PARA O CARNAVAL  


Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark. Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



O velhos carnavais estão de volta no Tonico’s Boteco, que abre esta semana um novo projeto cultural "Esquetando os Tamborins, com "representantes das alas de compositores das escolas de samba Mangueira, Portela e Imperatriz, acompanhados por grupos locais.Durante o carnaval a Casa homenageará Braguinha, reeditando o ritmo das marchinhas com grupos locais de samba de raiz. Nos meses de janeiro e fevereiro, os freqüentadores poderão admirar a exposição do fotógrafo Nelson Chinália, que expõe 21 fotos em preto e branco registrando o carnaval de rua de Campinas ocorrido há 26 anos.

Agenda de shows (couvert de R$12,00):

11 de janeiro
Tantinho da Mangueira e grupo Sem Tempo
Membro atuante da Velha Guarda da Mangueira, Tantinho participa da escola desde os seis anos de idade. É admirado pela facilidade de improvisar o samba de partido alto e considerado um dos melhores "partideiros" de sua geração. Lançará em Campinas seu premiado CD duplo "Tantinho, Memórias em Verde e Rosa".

18 de janeiro
Jurandir da Mangueira e Quarteto de Cordas Vocais (QCV)
Um dos maiores compositores e vencedores de samba enredo da Mangueira, Jurandir vem lançar seu CD e mostrar o repertório com composições dos mais de 40 anos do músico na Estação Primeira de Mangueira. Ele é autor de 12 sambas-enredo defendidos pela escola na Marquês de Sapucaí.

25 de janeiro
Wanderley Monteiro(Portela) e grupo Sem Tempo
Dono de um perfil simples e versátil, conhecido pela facilidade de compor e pelo refinado contato com o cavaco, Wanderley Monteiro integra o time de músicos do Candongueiro, reduto do samba do Rio de Janeiro. Suas composições vão desde o partido alto ao ijexá, passando do samba dolente ao tradicional da velha-guarda. Este ano venceu com o samba de quadra da Portela e está fazendo sucesso com a música "´Agua de Chuva no Mar", gravado na voz de Beth Carvalho.

08 de fevereiro
Niltinho Tristeza e grupo Sem tempo
Conquistou esse “sobrenome” depois de 1965 quando, com Haroldo Lobo, compôs seu maior sucesso: Tristeza, que se tornou conhecida no Brasil inteiro na voz de Jair Rodrigues, e soma um total de 210 regravações. Durante 11 anos, em São Paulo, trabalhou com os mestres Sargentelli e Jamelão. De volta ao Rio, criou diversos sambas enredo para a Imperatriz Leopoldinense, dentre eles Barra de Ouro, Estrela Dalva e Liberdade, Liberdade. É de sua autoria tambem o grito de guerra da Imperatriz: "O meu sonho é ser feliz, vem de lá sou Imperatriz!

Exposição
Contribuindo para relembrar o espírito dos “velhos carnavais” que o Tonico’s tenta reativar, o fotógrafo Nelson Chinalia selecionou e ampliou 21 imagens do carnaval de 1981, quando a festa popular ainda acontecia na avenida Francisco Glicério, no centro de Campinas. A exposição ficará no bar até o final do carnaval.

Carnaval
De 16 a 20 de fevereiro, o confete e a serpentina serão distribuidos gratuitamente aos clientes para que todos possam brincar o carnaval como nos velhos tempos, ao som de marchinhas e o melhor samba de raíz. Confira a programação (couvert de R$ 9,00 por noite), sempre a partir das 21h30min:
Quinta-feira, dia 15/02 - Velha Arte do Samba
Sexta-feira, dia 16/02- QCV-Quarteto de Cordas Vocais.
Sábado, dia 17/02 - Ilcéi Miriam e os Bambas do Samba
Domingo, dia 18/02 Aureluce e Banda
Segunda, dia 19/02 - Quarteto de Cordas Vocais
Terça, dia 20/02- Ilcéi Miriam e os Bambas do Samba

Homenagem
Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha ou João de Barro, faleceu em dezembro, aos 99 anos, deixando por herança guma valiosa contribuição musical e cultural. Ganhou fama por suas marchas de carnaval, mas sua musicografia completa passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos da música popular brasileira. Entre as composições mais conhecidas estão: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, A Saudade mata a Gente, Balancê, As Pastorinhas, Turma do Funil. Nos anos 30 fez sucesso como compositor de músicas de carnaval, entre elas Pastorinhas (com Noel Rosa), Touradas em Madri e Yes, Nós Temos Bananas (com Alberto Ribeiro), esta última uma paródia ao fox ""Yes! We Have No Bananas", de Frank Silver e Irving Cohn. Em 1937 escreveu a letra da música de Pixinguinha que se tornou uma das mais conhecidas da música brasileira de todos os tempos: "Carinhoso".
Fonte:
Paulo Henrique de Oliveira, do Tonico´s, fone (19) 3236 1664

O Tonico’s Boteco fica na Rua Barão de Jaguara, 1373, no centro de Campinas. Reservas podem se feitas pelo fone (19) 3236 1664 ou pelo site www.tonicos.com.br

Apoio à imprensa
Comunicativa ACJ - fones (19) 3256 4863 / 3256 9059
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade