Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PARQUE ITAJAÍ GANHA ESCOLA DE INFORMÁTICA  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



O CDI (Comitê para Democratização da Informática) inaugurou no dia 25 de agosto, a 10º Escola de Informática e Cidadania de Campinas, que atenderá a 80 adolescentes da região do Campo Grande, com idade entre 12 e 17 anos. A nova escola recebeu seis computadores e está instalada no Centro Comunitário do Parque Itajaí. O educador voluntário Eduardo Maia, que passou pelo curso de Formação de Instrutores do CDI, será o responsável pelas aulas e afirma que o principal objetivo deste trabalho "é buscar a formação do cidadão consciente de seus atos, e que saiba usar a informática como meio de transformação e não de exclusão".


CDI Campinas

O Comitê de Democratização da Informática é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que promove programas educacionais e profissionalizantes para difundir a informática nas comunidades carentes e diminuir a exclusão digital. No Brasil, são 31 comitês, espalhados em 17 estados, com um total de 210 escolas. Criado há cerca de um ano em Campinas, o CDI tem atualmente 10 escolas de informática em comunidades carentes da região, beneficiando cerca de 400 adolescentes carentes. A meta é expandir, em cerca de dois anos, este número para 100. A entidade trabalha com voluntários e depende de doações de equipamentos das empresas para estruturar as EICs – Escolas de Informática e Cidadania.


Comunidade Itajaí

A inauguração da EIC do Parque Itajaí é resultado da organização dos moradores da região, que desde 1998 criaram uma Comissão Comunitária para levantamento das carências do bairro. A primeira ação deste grupo foi a criação do Sopão, que com apoio de funcionários de instituições financeiras acabou virando o Comitê Contra Fome, uma instituição sem fins lucrativos que ampliou o atendimento voluntário com aulas de dança, artesanato, pintura, costura e futebol. Hoje, o Centro Comunitário possui uma grande estrutura e firmou várias parcerias (FEAC, APOT e CDI Campinas).

EIC do Parque Itajaí
Local: Centro Comunitário Pq. Itajai e Região
Rua Padre Josino Moraes Tavares, 190 Pq. Itajaí I - Campinas/SP

Outras informações:
CDI Campinas, com Andréia Marques ou Cristina
Fone: (19) 3272 0444 r. 24 www.cdicampinas.org.br


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade