|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
CARNAVAL DE 26 ANOS ATRÁS EM EXPOSIÇÃO NO TONICO’S
|
|
Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
|
|
O velhos carnavais estão de volta no Tonico’s Boteco, que inaugurou em janeiro o projeto cultural "Esquetando os Tamborins”, com representantes das alas de compositores das escolas de samba Mangueira, Portela e Imperatriz, acompanhados por grupos locais.
Durante o carnaval a Casa homenageará Braguinha, reeditando o ritmo das marchinhas com grupos locais de samba de raiz. Nos meses de janeiro e fevereiro, os freqüentadores poderão admirar a exposição do fotógrafo Nelson Chinália, que expõe 21 fotos em preto e branco registrando o carnaval de rua de Campinas ocorrido há 26 anos.
A exposição, organizada pelo jornalista Gilberto Gonçalves, contribui para relembrar o espírito dos “velhos carnavais” que o Tonico’s tenta reativar. As fotos são de autoria do fotógrafo e professor Nelson Chinalia, que ampliou 21 imagens do carnaval de 1981, quando a festa popular ainda acontecia na avenida Francisco Glicério, no centro de Campinas. A exposição ficará no bar até o final do carnaval.
Nelson Chinalia é Mestre em Comunicação Social pela Gásper Líbero, foi Editor de Fotografia do Correio Popular de Campinas e atua, há muitos anos, como professor de fotojornalismo da PUC Campinas e Faculdades Hoyler. O fotojornalista também ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 1995 e fez a cobertura oficial da Copa do Mundo da França em 1998.
Veja a programação do Tonico’s para o carnaval:
25 de janeiro
Wanderley Monteiro(Portela) e grupo Sem Tempo
Dono de um perfil simples e versátil, conhecido pela facilidade de compor e pelo refinado contato com o cavaco, Wanderley Monteiro integra o time de músicos do Candongueiro, reduto do samba do Rio de Janeiro. Suas composições vão desde o partido alto ao ijexá, passando do samba dolente ao tradicional da velha-guarda. Este ano venceu com o samba de quadra da Portela e está fazendo sucesso com a música "´Agua de Chuva no Mar", gravado na voz de Beth Carvalho.
08 de fevereiro
Niltinho Tristeza e grupo Sem tempo
Conquistou esse “sobrenome” depois de 1965 quando, com Haroldo Lobo, compôs seu maior sucesso: Tristeza, que se tornou conhecida no Brasil inteiro na voz de Jair Rodrigues, e soma um total de 210 regravações. Durante 11 anos, em São Paulo, trabalhou com os mestres Sargentelli e Jamelão. De volta ao Rio, criou diversos sambas enredo para a Imperatriz Leopoldinense, dentre eles Barra de Ouro, Estrela Dalva e Liberdade, Liberdade. É de sua autoria tambem o grito de guerra da Imperatriz: "O meu sonho é ser feliz, vem de lá sou Imperatriz!
Carnaval
De 16 a 20 de fevereiro, o confete e a serpentina serão distribuidos gratuitamente aos clientes para que todos possam brincar o carnaval como nos velhos tempos, ao som de marchinhas e o melhor samba de raíz. Confira a programação (couvert de R$ 9,00 por noite), sempre a partir das 21h30min:
Quinta-feira, dia 15/02 - Velha Arte do Samba
Sexta-feira, dia 16/02- QCV-Quarteto de Cordas Vocais.
Sábado, dia 17/02 - Ilcéi Miriam e os Bambas do Samba
Domingo, dia 18/02 Aureluce e Banda
Segunda, dia 19/02 - Quarteto de Cordas Vocais
Terça, dia 20/02- Ilcéi Miriam e os Bambas do Samba
Homenagem
Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha ou João de Barro, faleceu em dezembro, aos 99 anos, deixando por herança guma valiosa contribuição musical e cultural. Ganhou fama por suas marchas de carnaval, mas sua musicografia completa passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos da música popular brasileira. Entre as composições mais conhecidas estão: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, A Saudade mata a Gente, Balancê, As Pastorinhas, Turma do Funil. Nos anos 30 fez sucesso como compositor de músicas de carnaval, entre elas Pastorinhas (com Noel Rosa), Touradas em Madri e Yes, Nós Temos Bananas (com Alberto Ribeiro), esta última uma paródia ao fox ""Yes! We Have No Bananas", de Frank Silver e Irving Cohn. Em 1937 escreveu a letra da música de Pixinguinha que se tornou uma das mais conhecidas da música brasileira de todos os tempos: "Carinhoso".
Fonte:
Paulo Henrique de Oliveira, do Tonico´s, fone (19) 3236 1664
O Tonico’s Boteco fica na Rua Barão de Jaguara, 1373, no centro de Campinas. Reservas podem se feitas pelo fone (19) 3236 1664 ou pelo site www.tonicos.com.br
Apoio à imprensa
Comunicativa ACJ - fones (19) 3256 4863 / 3256 9059
Outras
fotos :
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|