Campinas/SP - Sexta, 22 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CDI DEBATE INCLUSÃO DIGITAL EM CAMPINAS  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


O Comitê para Democratização da Informática (CDI) de Campinas promove o 3º Simpósio Regional de Inclusão Digital no próximo dia 27 (terça-feira), das 8h30 às 15h30, no Centro de Convenções da Unicamp (Ginásio).
O objetivo do evento é proporcionar um ambiente favorável para a discussão sobre o tema da inclusão digital, mapear suas práticas na região de Campinas,promover a troca de experiências e usar as informações como ferramenta para o combate da exclusão social e seus impactos na região.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CDI Campinas, Helena Nogueira Whyte, a finalidade do simpósio é trazer as grandes reflexões nacionais para as pessoas que trabalham com o tema na cidade. “Queremos oxigenar as idéias sobre inclusão digital travando contato com o que acontece fora da região para, assim, divulgar e disseminar a preocupação com o assunto”, explica.
O simpósio visa também identificar o estágio atual de desenvolvimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e suas aplicações com empresas e universidades da região. Serão apresentadas iniciativas promovidas pelos governos federal, estadual e municipal, além de empresas de tecnologia, universidades e organizações do terceiro setor com potencial de aplicação em Campinas. Voltado para gestores de empresas que atuam na área de TI ou governança corporativa, universitários, professores ou educadores sociais, voluntários e interessados em inclusão digital.

Programação

Serão três painéis, sendo que o primeiro leva o tema “Software livre versus software proprietário”, e contará com o secretário da Fundação Software Livre da América Latina, Alexandre Oliva, e André de Almeida, que é membro do Legal Advisory Board, da Business Software Alliance na América Latina (BSA).
O segundo discutirá “Quem é o dono da internet? Governança e Direitos Humanos”, com o gerente de assuntos estratégicos do Ministério da Cultura do governo federal, José Murilo Jr., Thiago Tavares, que é membro da subcomissão intersetorial da Secretaria Especial de Direitos Humanos da presidência da república, e o presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), João Tranquesi.
Após o almoço, serão discutidos os “Programas de Inclusão Digital”, com o diretor do programa Jovem.com da prefeitura municipal de Campinas, Marcelo Manzano, e a gestora de EICs do CDI Campinas, Vanessa Dias.

CDI Campinas
No ano passado, o CDI Campinas abriu 58 Escolas de Informática para Cidadania (EICs), formou 2.244 educandos no curso básico, e teve 1.951 educandos em atividade educativa e cursos rápidos.
O CDI Campinas é uma organização não-governamental que iniciou suas atividades em maio de 2000, cuja missão institucional é promover a inclusão social utilizando as TICs (tecnologias de informação e comunicação) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania.
A entidade implementa nas EICs (Escolas de Informática para Cidadania) programas educacionais com o objetivo de mobilizar os segmentos menos favorecidos da sociedade, tais como comunidades de baixa renda, crianças e adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais, para a transformação de sua realidade.

Sobre o CDI
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas no Brasil. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas em todas as regiões do país. São 962 EICs, 1924 educadores, mais de meio milhão de educandos formados, 5.778 computadores instalados e 1.154 voluntários. Hoje está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, México, África do Sul, Estados Unidos e Japão.

O que:
3º Simpósio Regional de Inclusão Digital, promovido pelo CDI Campinas.
Quando:
dia 27 de março (terça-feira), das 8h30 às 15h30.
Onde:
Centro de Convenções do ginásio de esportes da Unicamp
Rua: Elis Regina, nº 131, campus da Unicamp - fone: (19) 3521-1736


Fonte:
Helena Nogueira Whyte – coordenadora pedagógica – fone (19) 9123-8581
Carlos Abras - coordenador de Comunicação - fones: (19) 3273-0709 / 3273-0626
Site: www.cdicampinas.org.br/simposio

Apoio à imprensa:
Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística
Jornalista: Andreza Emília Marino – Fones (19) 3256 4863 / 3256 9059
comunicativa@clicknoticia.com.br

 


Outras fotos :


 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade