Campinas/SP - Quinta, 28 de maio de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

COMBATE À FILA PELO CDI PROVOCOU FILA!  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



Campinas comemora, em 31 de março, o Dia Municipal da Inclusão Digital. Por isso o CDI-Campinas – Comitê para a Democratização da Informática – resolveu mostrar ao público, no centro da cidade, como funciona o projeto “Você Mais Perto da Previdência Social”. Uma tenda, com cinco computadores conectados à Internet e operados por monitores da entidade, foi montada na praça do Carmo. A idéia era provocar o interesse das pessoas pelo projeto que tem a finalidade de ajudar a acabar com as filas nos postos do INSS.

Porém, cerca de meia hora depois de iniciada as atividades duas filas imensas de pessoas interessadas estavam formadas. Apesar de algumas poucas reclamações, pois a idéia de ajudar acabar com as filas nos postos, gerou outras filas, a iniciativa foi considerada muito bem sucedida pela direção do CDI-Campinas. Até às 13 horas pequenas filas se formaram em frente da tenda mas todos foram atendidos.

Das 9 às 13 horas, mais de 300 pessoas passaram pelo local. A maioria delas obteve a informação que buscava e saiu satisfeita. Entre os itens mais procuradoss estava a simulação de contagem de tempo para a aposentadoria. Com a carteira de trabalho na mão, as pessoas sentavam ao lado dos monitores e cerca de cinco minutos depois saia com um impresso da simulação.

Na verdade a equipe técnica do CDI-Campinas não foi surpreendida com o elevado número de interessados que acabou gerando algumas reclamações. A instituição não tem voluntários capacitados para o serviço, em número suficiente, para atender a demanda. Nesta ação, cerca de 20 voluntários se revezaram nos computadores nas 4 horas de atividades. Foi neste sentido também que a diretora Helena White considerou bem sucedida a iniciativa.



“Pudemos mostrar às pessoas que passaram por aqui como é importante o trabalho voluntário. Nós precisamos rapidamente chegar a mais de cem voluntários para que cada uma de nossas 58 EICs – Escolas de Informática para a Cidadania espalhadas por Campinas e região possam ter 2 monitores cada uma atendendo o público no local. Quando chegarmos a isso, aí sim vamos considerar o projeto, de fato, um sucesso. Só precisamos de voluntários”.



 


Outras fotos :



 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®