Campinas/SP - Quinta, 28 de março de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

Opinião: POR QUE TAPAR O SOL COM A PENEIRA?  


Daniel Santos é jornalista carioca, 55 anos.
Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo".
Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001. Atualmente publica crônicas semanais no site do Comunique-se.
Contato: daniel_santos2002@hotmail.com


»
Baú de Notícias

   


Há quem tenha a língua sempre ferina para criticar os demais mas, se criticado, esse tal se abespinha, se enfeza, se empola de asperezas, com habilidade para convencer a quantos queira de estar sendo perseguido.
A partir desse convencimento, ele dispõe à sua volta um esquema de segurança que o preserva imune a críticas. Daí em diante, poderá dizer o que quiser de qualquer um e logo vai se impor como árbitro de todos.
Esse talento temperamental caracteriza algumas pessoas e também alguns governos; o nosso, por exemplo. A criação de uma tevê oficial e a ameaça de censura não revelariam um temor incompreensível à crítica?
Mas o desconforto oficial, longe de mera defesa, revela o desejo de tapar o sol com a peneira. Afinal, sem argumentos minimamente convincentes desde o escândalo dos “mensaleiros”, o governo se retrai.
Ele não olha para a própria cauda e despreza autocrítica. Com isso, passa a acreditar, mentira após mentira, que só os outros têm defeitos. Até Roberto Carlos deixou-se convencer, ao proibir uma biografia sua!
Caminhamos, assim, para um Estado de idiotia que diz nada saber ante evidências que o denigrem. Cabe à Imprensa sem censura denunciar, e não só para esclarecer o povo, mas para garantir a saúde democrática.

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade