Campinas/SP - Domingo, 25 de outubro de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

Crônica: COMUNICAÇÃO DEMAIS OU DE MENOS?  


Daniel Santos é jornalista carioca, 55 anos.
Trabalhou como repórter e redator nas sucursais de "O Estado de São Paulo" e da "Folha de São Paulo", no Rio de Janeiro, além de "O Globo".
Publicou "A filha imperfeita" (poesia, 1995, Editora Arte de Ler) e "Pássaros da mesma gaiola" (contos, 2002, Editora Bruxedo). Com o romance "Ma negresse", ganhou da Biblioteca Nacional uma bolsa para obras em fase de conclusão, em 2001. Atualmente publica crônicas semanais no site do Comunique-se.
Contato: daniel_santos2002@hotmail.com


»
Baú de Notícias

   


Saí dia desses para jantar com um prima que não via há meses. Fomos a um restaurante perto de casa, onde a paranóia anti-tabagista ainda não barrava clientes e havia (surpresa!) confortável área para fumantes.
Ela e eu tivemos, ali, uma aula de como a variedade dos meios de comunicação disponíveis no mercado pode prejudicar a necessidade de contato direto entre as pessoas. Seria cômico, não fosse trágico.
Enquanto jantávamos, a prima me apontou discretamente a mesa atrás de mim, onde três casais tagarelavam sem parar. Ao atentar às palavras, percebi que não falavam de si, muito menos entre si.
Cada qual com o seu celular, davam ordens a supostos funcionários ou orientavam subalternos ou negociavam com fornecedores ou combinavam com sócios. O que fosse, era assunto de trabalho.
Jantar servido, não conseguiam comer nem relacionarem-se uns com os outros. O papo à distância, animado, deve ter varado a madrugada, porque continuavam nos celulares quando nos despedimos do garçon!

 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®