|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
JORNAL ALTO TAQUARAL CHEGA À TERCEIRA EDIÇÃO
|
|
O Jornal ALTO TAQUARAL é uma publicação independente, que hoje circula apenas na versão ON LINE mas já circulou mensalmente na região do Alto Taquaral em Campinas (SP). Com tiragem de 15 mil exemplares, sendo entregue de porta em porta para os moradores de 154 condomínios de casas e apartamentos e outros 51 locais de distribuição.
Era impresso no formato berliner, em papel couchet com oito paginas coloridas e é impresso em sistema off-set. Seu conteúdo é produzido com reportagens locais e focadas em temas de interesse das populações destes bairros. Os fatos que ocorrem no período entre as edições impressas são noticiadas no www.jornalaltotaquaral.com.br
Editores: jornalistas Gilberto Gonçalves e Cibele Vieira
Sede: Rua Alberto Belintani, 41 - Jardim Colonial - Campinas (SP)
Tel: (19) 98783-5187
Email: editor@jornalaltotaquaral.com.br
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
|
|
|
|
Na rotativa em alto giro
A publicação foi lançada extra-oficialmente, como uma Edição ZERO, em 7 de abril – dia do Jornalista e comemoração do centenário da ABI – Associação Brasileira de Imprensa – em função de uma passeata realizada pelos moradores da região que graças ao crescimento imobiliário tem enfrentado conseqüentes problemas no trânsito. O movimento recebeu o nome de “Passeata da Mentira” pois foi realizada em 1º. de abril e também graças às inúmeras promessas dos órgãos do governo municipal que nunca foram cumpridas.
Desde o início a publicação chega às mãos dos leitores com características que a tornam diferente de todas as outras – inclusive dos grandes jornais – a começar pelo conteúdo que pode ser produzido integralmente por leitores através do novo conceito de “jornalismo Cidadão”. Depois, o processo de impressão que garante qualidade superior ao produto final resultando em cores mais vibrantes. E mais ainda, mesmo sendo impresso em papel jornal, não deixa a tinta soltar nas mãos. Para isso o jornal ALTO TAQUARAL é impresso em São Caetano do Sul, nas mesmas rotativas Jornal Última Hora do ABC. E, por fim, a distribuição seletiva que, acatada por síndicos e zeladores, garante que o veículo chegue às mãos de cada morador.
COMPROMISSO JORNALÍSTICO
O mais novo veículo jornalístico de Campinas chega para mostrar que é possível fazer jornalismo sem aviltar a regra da proporcionalidade entre material jornalístico e material publicitário e de propaganda. Assim, é compromisso da equipe que produz o Jornal ALTO TAQUARAL manter o espaço dividido como manda a regra: 60% para jornalismo e 40% para publicidade. Atingida a proporção novas páginas serão adicionadas.
Quanto ao conteúdo, apesar de aberto, ele será responsabilidade de jornalistas profissionais. A idéia não é fazer mais um jornal de bairro, mas um Jornal DO bairro. A proposta é retomar o jornalismo de engajamento nos anseios da população local mostrando o bairro como é e o dia-a-dia das pessoas que vivem nele sem interferências políticas ou econômicas.
Enquanto o número ZERO mostrou a passeata realizada pelos moradores – como fez os grandes e as TVs – o número 001 já mostrou, com exclusividade, a comissão de moradores em reunião na Emdec, cerca de 15 dias depois do ato público. É este tipo de cobertura que vai caracterizar o Jornal ALTO TAQUARAL e contribuir para diferenciá-lo dos demais.
Também serão abordados temas cuja complexidade se torna maior ainda em razão da omissão das fontes no fornecimento de informações, como é o caso da Contaminação Ambiental pela Proquima que ainda impede muitos compradores de apartamentos da Concima de ocuparem seus imóveis. Há mais três anos nenhuma informação é passada aos moradores.
COMPROMISSO COM O SER HUMANO
O número 001 do Jornal ALTO TAQUARAL circulou contendo a coluna PORTEIRO NOTA 10 que pretende valorizar este trabalhador. Os moradores vão interagir e vão indicar, através de votos, o porteiro NOTA 10 de cada edição. Além de entrevista publicada no Jornal ele receberá também um brinde pela sua indicação. A iniciativa foi, de pronto, muito bem recebida pelo moradores que, tão logo receberam o jornal, mantiveram contato para indicar seu preferido, como fez o síndico do Condomínio Garopaba:
“Prezados Senhores:
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho jornalístico dedicado a nossa região.
Autorizo a distribuição do jornal "Alto Taquaral" para os 26 moradores do Condomínio Residencial Garopaba.
Aproveito também para indicar o nosso porteiro , Sr. Manoel Aurélio Pimentel , para "Porteiro Nota 10".
O Sr. Pimentel, viúvo com seus mais de 50 anos, é porteiro terceirizado da empresa Ell Shaday.Trabalha em nosso condomínio há quase dois anos e
seu trabalho tem sempre tem se destacado pela sua dedicação, presteza e principalmente paciência aos moradores de nosso condomínio.
Além disso, é uma pessoa esforçada: Recentemente retomou os seus estudos, a partir do ensino fundamental, e tem um sonho de se tornar um advogado.
Tenho certeza de que ele será merecedor do título, quem sabe já na próxima edição.
Abraço a todos e atenciosamente
Sergio Abbá
Síndico - Condomínio Residencial Garopaba”.
APESAR DE MENSAL, SAINDO NA FRENTE
O número 002 circulou a partir de 31 de maio destacando o Caso Ecolife e adiantando aos envolvidos a posição do prefeito sobre a sanção ao projeto de lei complementar 12/07 do vereador Petterson Prado. Adiantou declaração do vereador Sebastião dos Santos e mostrou a posição da empreendedora.
Atendendo ao apelo dos moradores do Condomínio Garopaba, entrevistou o porteiro Manuel Aurélio Pimentel, o “Nota 10” da edição, enfatizando a franca relação entre moradores e a publicação do bairro.
O projeto começa a ganhar credibilidade também dos que empreendem na região e anúncios de franquias renomadas como a Sub Way dão mais projeção à publicação.
O jornal tem projeto de extensão da área de cobertura em fases distintas. Na primeira recebem o jornal os moradores de condomínios e prédios localizados entre a Rodovia D. Pedro, Rodovia Miguel Burnier, Avenida Heitor Penteado e Avenida Guilherme Campos. Nesta área já estão cadastrados 56 condomínios e prédios com um total de 4.210 residências.
Na segunda fase a tiragem chegará a 7,5 mil exemplares; na terceira, 10 mil exemplares e, na quarta, 15 mil exemplares quando deverá estar coberta a área entre os shoppings Parque D. Pedro e Galleria, região que é considerada “número 1” em empreendimentos imobiliários e empresariais na cidade de Campinas. A prefeitura municipal conta hoje com cerca de 21 projetos imobiliários para a região aguardando aprovação.
Outras
fotos :
Porteiro Nota 10 ganha brindes
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|