|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
Programação da CPFL recomeça dia 7
|
|
O Jornal ALTO TAQUARAL é uma publicação independente, que hoje circula apenas na versão ON LINE mas já circulou mensalmente na região do Alto Taquaral em Campinas (SP). Com tiragem de 15 mil exemplares, sendo entregue de porta em porta para os moradores de 154 condomínios de casas e apartamentos e outros 51 locais de distribuição.
Era impresso no formato berliner, em papel couchet com oito paginas coloridas e é impresso em sistema off-set. Seu conteúdo é produzido com reportagens locais e focadas em temas de interesse das populações destes bairros. Os fatos que ocorrem no período entre as edições impressas são noticiadas no www.jornalaltotaquaral.com.br
Editores: jornalistas Gilberto Gonçalves e Cibele Vieira
Sede: Rua Alberto Belintani, 41 - Jardim Colonial - Campinas (SP)
Tel: (19) 98783-5187
Email: editor@jornalaltotaquaral.com.br
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
|
|
|
|
O norte-americano radicado no Brasil, Bruce Henri
A CPFL Cultura inicia sua programação 2009 em Campinas com a série de música erudita contemporânea Viva Villa Hoje, que tem curadoria do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho e apresentará variações livres e atuais em torno de Villa-Lobos. As apresentações acontecerão aos sábados, sempre às 20h, na CPFL Cultura em Campinas (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera).
“Como ele agiria hoje ao capturar as mil e uma fontes sonoras que nos rodeiam? Vestir-se de Villa-Lobos, assumir sua largueza infinita na prática da liberdade. Construir, com fragmentos, um novo Villa, nem erudito nem popular. Ou melhor, erudito e popular, numa ultrapassagem dialética desta oposição que gera uma música sem adjetivos. Profundamente atual. Que olha para o futuro. E o que é melhor, essencialmente brasileira”, adianta o curador sobre a série.
João Marcos Coelho trabalhou na Folha de S. Paulo e foi crítico musical da Folha, Veja, Isto É e O Estado de S. Paulo. Editou a revista Diapason - Temporada Brasil 2006, apresenta há quatro anos o programa O que há de novo, na Radio Cultura FM de São Paulo. É articulista do Caderno 2, de O Estado de S. Paulo, e colaborador do suplemento Eu & Fim de Semana, do jornal Valor Econômico, e da revista Concerto. Autor do livro No Calor da Hora - música e cultura nos anos de chumbo (Editora Algol, 2008).
A primeira apresentação de Viva Villa Hoje será “Villa’s Voice”, com Bruce Henry Quarteto. Participarão ainda dos encontros seguintes: Grupo Sǒnax, em “Villa-Lobos Landscape”; Daniel Murray (violão e manipulação eletrônica) e Joaquim Abreu (percussão), em “Villa em Movimento”; e Projeto B, em “A Sagração segundo Villa”.
Todas as apresentações têm entrada gratuita, com distribuição de ingressos no local, uma hora antes de cada apresentação. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, bairro Chácara Primavera. Mais informações no site www.cpflcultura.com.br ou pelo telefone (19) 3756-8000. Veja programação completa:
7/3 - 20h
“Villa’s Voice”
Bruce Henry Quarteto
O quarteto do experiente contrabaixista norte-americano radicado no Brasil há bastante tempo não só relê como improvisa de modo livre sobre algumas das obras de Villa-Lobos. E contracena no palco com uma trilha visual projetada pelo videomaker Paulo Severo - além das imagens projetadas no telão, minicâmeras focam cada um dos músicos. Intercalam-se, desse modo, momentos de solos dos músicos com as imagens e videodança. "Villa´s Voice" é também um CD do selo carioca Delira Música que está sendo lançado nacionalmente e com exclusividade nas apresentações da CPFL Cultura em Campinas e em São Paulo.
Bruce Henry Quarteto:
Leo Ortiz (violino)
Fernando Moraes (piano)
Bruce Henry (contrabaixo)
Ricardo Costa (bateria)
Audiovisual: Paulo Severo
Programa
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Prelúdio N°3
Cair da tarde
Pequena Suite (1913)
Legendaria
Fugato all’antica
Melodia
Cancão do amor
Tristorosa
Melodia sentimental
O canto do cisne negro
Veleiros
14/3 - 20h
“Villa-Lobos Landscape”
Grupo Sǒnax
Criado especialmente para o módulo Viva Villa Hoje, esse projeto inédito passeia, numa suíte, interligando peças musicais a partir de “New York Skyline”, de Villa-Lobos. Sua proposição composicional é gráfica: Villa faz um travelling musical em que o eixo temporal se desloca, revelando o eixo das alturas que, por sua vez, é determinado pelos edifícios da cidade. Embora a linha do horizonte da cidade de Nova York e seus arranha-céus forneçam material para a composição da melodia, o caráter da peça está longe de ser a sonoridade vivente na então efervescente metrópole americana, no sentido dos ruídos urbanos que influenciaram Edgar Varèse, ou mesmo alguma incidência jazzística, ou ainda, quem sabe, a inventividade despojada de Charles Ives. Villa-Lobos mira a cidade norte-americana, mas a enxerga afundado e ensimesmado na cultura nacional brasileira. Cria, assim, seu postal. E o conflito entre o deslocamento e o enraizamento cultural acontece, no caso desse espetáculo, num devaneio musical em que serão apresentados trechos de suas obras, memórias, falas e gravações processadas em tempo real, assim como releituras do que seria a sonoridade da cidade nova-iorquina.
Grupo Sǒnax:
Marco Scarassatti
Nelson Pinton
Marcelo Bomfim
Paulo Freire – convidado
Instrumentos: piano, piano preparado, conjunto de instrumentos criados pelo grupo Sǒnax, viola de 10 cordas, violão, violão microtonal, sanfona, flautas, além dos processamentos eletroacústicos em tempo real.
Vídeo: Fernando Lamanna
Concepção do projeto e direção geral: Marco Scarassatti
Direção musical: Marco Scarassatti e Nelson Pinton
Programa
Marco Scarassatti (1971) e Nelson Pinton (1974)
Villa-Lobos Landscape
Quatro peças interligadas
21/3 - 20h
“Villa em Movimento”
Daniel Murray - violão e manipulação eletrônica
Joaquim Abreu – percussão
“Vivemos em movimento. Talvez possamos dizer: o movimento é a própria vida. Os sons se movimentam, a arte é movimento. A necessidade do novo partiu de João Marcos Coelho. A partir de um brainstorm chegamos ao programa que hoje será escutado pela primeira vez. Seria a mensagem do Villa movimentar a sua própria existência como músico absorvendo tudo que estava ao seu alcance e devolvendo de uma maneira original e brasileira? Pela necessidade de movimento da própria vida e do universo, criamos e recriamos as coisas. Se procuramos a antimúsica e achamos música, não há escapatória. Há música em tudo! Descobrir fica para o talento da observação, e dele tudo que já está surge. Precisamos vislumbrar a probabilidade de existências desconhecidas. Tudo é de todos e nada é de ninguém.”
(Daniel Murray)
Daniel Murray
Premiado aos 15 anos de idade em concurso internacional na França, formado em música pela Faculdade Santa Marcelina, desenvolve carreira internacional como solista e camerista. Atualmente exerce as atividades de compositor e arranjador. Faz parte do Trio Opus 12, com Paulo Porto Alegre e Edelton Gloeden, e do Núcleo Hespérides - Música das Américas e forma também um trio com Paulo Bellinati e Israel de Almeida.
Joaquim Abreu
Iniciou seus estudos musicais na ECA-USP, com Cláudio Stephan, e teve aulas particulares com John Bouldler. Foi bolsista do governo francês e obteve os diplomas de percussão e música de câmara no Conservatório Nacional da Região de Strasbourg. Participou de concertos promovidos pela Orchestre Philarmonique de Strasbourg e da L’Ópera du Rhin, e da estréia da última ópera de Olivier Messiaen, “Saint François D`Assis”, como percussionista da orquestra L`Opera de Paris, regida por Seiji Osawa, em Paris (1984). É membro do Núcleo Hespérides - Música das Américas.
Programa
Antonio Ribeiro (1971)
Violens Ironiae, para violão e tape (1996-97)
Silvio Ferraz (1959)
Ladainha, para violão solo ou violão e live electronics (2007)*
Heitor Villa-Lobos (1887- 1959)
Prelúdio n 4
Estudo n 11
Improviso-homenagem
Astor Piazzolla (1921-1992)
Tango Suite
versão para violão e marimba (allegro)
Sergio Kafejian (1967)
In Harmônica, para violão e sons digitais (2007)*
Flo Menezes (1962)
Quaderno 2005**, para marimba e live electronics.
versão para violão e live electronics (2007).
*dedicada a Daniel Murray
** versão para violão dedicada a Daniel Murray
28/3 – 20h
“A Sagração segundo Villa”
Projeto B
Em sua primeira viagem a Paris, em 1923, Villa-Lobos encontra uma cidade onde Debussy - uma de suas grandes inspirações - já não é mais vanguarda e artistas e intelectuais da efervescente capital francesa voltam seus olhos e ouvidos aos compositores russos - como Igor Stravinsky -, que fazem música original, moderna e de caráter nacionalista. Nesse espetáculo especialmente concebido para o módulo "Viva Villa Hoje", o Projeto B explora as experiências de Villa-Lobos a partir de sua primeira ida a Paris e seu contato com a música de Igor Stravinsky. Mesmo antes ele já demonstrava influências da música que acontecia em Paris naquela época, como "A Bruxa", da série "Prole do Bebê". Já em Paris, Villa-Lobos compõe o "Choro Nº2" e em sua volta ao Brasil, em 1925, termina o "Choro Nº5 - Alma Brasileira". As influências européias sempre voltam a fazer parte de suas obras, como nos doze estudos para violão escritos para Andrés Segovia, por exemplo.
Projeto B
Yvo Ursini - guitarra e arranjos
Leonardo Muniz Corrêa - sax-alto, clarineta e arranjos
Amilcar Rodrigues - trompete, cornet e flugelhorn
Henrique Alves - baixo
Mauricio Caetano - bateria
Vicente Falek - piano e arranjos
A adaptação de obras de mestres da música erudita do começo do século XX é um trabalho que o Projeto B desenvolve desde 2004, registrado em seu primeiro CD, Andarilho, com a adaptação e desenvolvimento de "St. Gaudens in the Boston Common", de Charles Ives; e no seu segundo, A Noite, com "Rondes Printanière", trecho de "A Sagração da Primavera", de Stravinsky. O grupo faz adaptações inusitadas por meio da instrumentação, releitura de dinâmicas, elaboração de improvisos e mescla de diferentes tendências da música instrumental contemporânea.
Programa
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Prole do Bebê nº2 - A Bruxa
Choro nº2
Choro nº5 – Alma Brasileira
Estudos para violão n°8 e n°12
Saudades das Selvas Brasileiras
Rondes Printanières
Danses des Adolescentes
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|