Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

JORNAL ALTO TAQUARAL COMPLETA UM ANO  


O Jornal ALTO TAQUARAL é uma publicação independente, que hoje circula apenas na versão ON LINE mas já circulou mensalmente na região do Alto Taquaral em Campinas (SP). Com tiragem de 15 mil exemplares, sendo entregue de porta em porta para os moradores de 154 condomínios de casas e apartamentos e outros 51 locais de distribuição. Era impresso no formato berliner, em papel couchet com oito paginas coloridas e é impresso em sistema off-set. Seu conteúdo é produzido com reportagens locais e focadas em temas de interesse das populações destes bairros. Os fatos que ocorrem no período entre as edições impressas são noticiadas no www.jornalaltotaquaral.com.br

Editores: jornalistas Gilberto Gonçalves e Cibele Vieira

Sede: Rua Alberto Belintani, 41 - Jardim Colonial - Campinas (SP) Tel: (19) 98783-5187 Email: editor@jornalaltotaquaral.com.br


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

   


Cartaz comemorativo de UM ANO do Jornal ALTO TAQUARAL


Era abril de 2008. A região do bairro Alto Taquaral, na cidade de Campinas/SP/Brasil, inchada por um grande desenvolvimento imobiliário iniciado ainda nos anos 80 na adminstração Jacó Bittar (PT), começava apresentar os problemas típicos de bairros com excesso de condomínios residenciais verticais e horizontais.
As ruas que antes serviam de acesso a chácaras com terrenos com mais de mil metros quadrados se transformaram em corredores de trânsito intenso, inclusive de transporte coletivo destinado a servir as duas maiores universidades: Puc-Campinas e Unicamp. Sem garagens suficientes, principalmente nos prédios de apartamentos, os novos moradores passaram a estacionar seus veículos nas ruas.
Especificamente na rua Jasmim a situação não demorou a provocar revolta. Naquele mes de abril, convocados pela associação amigos do bairro, os moradores foram à rua em passeata, de velas em punho, pedir melhorias. Do movimento resultaram algumas reuniões com ógãos públicos e muitas promessas quase todas não curmpridas neste um ano.
Mas daquela passeata surgiu também o Jornal ALTO TAQUARAL com a promessa de não ser mais um jornal de bairro mas O jornal DO bairro. Um porta voz dos moradores. Uma bandeira de luta. Feito baseado no velho jornalismo engajado. Do número ZERO ao UM foi uma dura batalha que, vencida, deu folego para as outras dez edições que completaram o período de um ano.
Em todas elas a pequena equipe do Jornal ALTO TAQUARAL cumpriu à risca o que havia sido prometido no lançamento; defender o bairro! Assim, edição após edição, as promessas de homens responsáveis por órgãos publicos se sucederam.
O prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) em fim de mandato em 2008 e início de outro em 2009, preferiu ignorar a publicação. E a incompetência de sua assessoria de imprensa o deixou de fora até em matéria gratuita sobre os candidatos a prefeito onde o local de sua foto ficou em branco.
Foi assim mes a mes. E vai ser assim enquanto o Jornal ALTO TAQUARAL existir. E a prova disto é a edição 12, cuja capa estampa manchete criticando o prefeito por viajar a França em busca de "conhecimentos" sobre transporte coletivo enquanto as ruas da cidade - e claro desta região - estão esburacadas onde o esgoto corre a ceu aberto.
Um ano parece pouco, mas a história do Jornal ALTO TAQUARAL já é pra lá de significativa.

Click na imagens para ampliá-las (depois click ctrl+) e leiam as páginas desta edição 12. Bom proveito.





 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade