Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SEMINÁRIO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EM CAMPINAS  


O Jornal ALTO TAQUARAL é uma publicação independente, que hoje circula apenas na versão ON LINE mas já circulou mensalmente na região do Alto Taquaral em Campinas (SP). Com tiragem de 15 mil exemplares, sendo entregue de porta em porta para os moradores de 154 condomínios de casas e apartamentos e outros 51 locais de distribuição. Era impresso no formato berliner, em papel couchet com oito paginas coloridas e é impresso em sistema off-set. Seu conteúdo é produzido com reportagens locais e focadas em temas de interesse das populações destes bairros. Os fatos que ocorrem no período entre as edições impressas são noticiadas no www.jornalaltotaquaral.com.br

Editores: jornalistas Gilberto Gonçalves e Cibele Vieira

Sede: Rua Alberto Belintani, 41 - Jardim Colonial - Campinas (SP) Tel: (19) 98783-5187 Email: editor@jornalaltotaquaral.com.br


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

   


Modelos diversos serão apresentados ao público, inclusive com test-drive


Os primeiros modelos de veículos elétricos deverão chegar ao Brasil em 2010, mas quem quiser antecipar-se a esse novo mercado poderá visitar e até dirigir alguns modelos e protótipos na Exposição VE 2009 que será realizada juntamente ao 6º Seminário de Veículos Elétricos, na próxima semana (de 9 a 11 de novembro), na CPFL Cultura, em Campinas, a 100 km da Capital de São Paulo.

Organizado pelo INEE - Instituto Nacional de Eficiência Energética - e pela ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico - o evento tem por finalidade discutir e divulgar as novidades do setor que tem acelerado as pesquisas tecnológicas financiadas pelas montadoras de todo o mundo, fabricantes de baterias e acessórias automobilísticos e as empresas de energia elétrica

Além dos modelos de VEs, também fabricantes de equipamentos apresentarão novidades no evento: a WEG lançará o motor de tração com alta potência de até 185 kw e refrigerado a água, mais compacto e mais leve, e Moura mostrará duas baterias específicas para veículos híbridos, uma das mais avançadas tecnologias HDP.

VE de alumínio é a novidade
Instalada num espaço de 524 metros quadrados da CPFL Cultura, a exposição contará com a presença de indústrias de veículos leves, médios e pesados, além de fabricantes de baterias e motores. A novidade é o protótipo, de alumínio, fabricado pela CPFL Energia, maior companhia privada do setor elétrico brasileiro e que atua como holding por meio de subsidiárias dos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, nos mercados livre e regulado.

Desenvolvido há dois anos pela empresa e batizado de projeto Aris, o VE de alumio tem design bastante original e promete ser um marco nos estudos realizados até agora no setor de veículos elétricos. Não se trata de um carro apenas, mas de um conceito. Na exposição do INEE e da ABVE a empresa exibirá dois exemplares, sendo que um deles poderá ser testado pelo público.

De acordo com o engenheiro eletricista e de projetos da CPFL Energia e responsável pelo protótipo, Marcelo Rodrigues Soares, a idéia é utilizar o automóvel para pequenos transportes. O VE tem capacidade para duas pessoas e 350 quilos de carga, atinge a uma velocidade máxima de 80 km/h e tem autonomia para até 120 km.

Até o final do ano a previsão é de atingir a produção artesanal de quatro unidades. Além do VE de alumínio, a CPFL Energia também deverá colocar na exposição uma Scooter fabricada na China e que está sendo testada há um ano pela empresa em conjunto com a Unicamp. A moto funciona com bateria de polímero de lítio de mil watts que proporciona uma autonomia maior, de aproximadamente 70 km.

Scooters elétricas
A Motor Z também participará da mostra de VEs com três Scooters elétricas modelo S1000. Duas delas ficarão à disposição para testes drives. As motos, de mil watts, são recarregadas em tomadas comuns de 110 e 220 volts. Os veículos atendem às novas resoluções do Denatran (315/2009), que equipara as Scooters movidas a eletricidade com os ciclomotores a combustão.

O modelo já está à venda nas concessionárias desde 2007 ao preço médio de R$ 6.800,00. A Motor Z foi a primeira montadora a introduzir no mercado brasileiro uma linha de VE montada e comercializada em escala industrial. O veículo é utilizado pela Guarda Civil Metropolitana de Volta Redonda (RJ) para o patrulhamento da área central da cidade.

Veículos Elétricos Pesados
O ônibus híbrido fabricado pela Eletra também ficará exposto. Por meio desse sistema o motor elétrico é responsável pela tração nas rodas e um conjunto motor-gerador produz a energia necessária para movimentar o veículo. Quatro baterias armazenam e fornecem energia conforme a necessidade.

Entre as vantagens do veículo híbrido estão a redução do consumo de combustível, que pode chegar a 20% (enquanto um veículo convencional faz 1 km por litro de diesel, o híbrido registra 1,9 km por litro) e vida útil de, aproximadamente, 20 anos. O ônibus produzido pela Eletra pode ser comparado a um trólebus, com a diferença de gerar a energia elétrica a bordo em vez de buscá-la na rede elétrica. Atualmente, mais de 40 veículos produzidos pela Eletra circulam na Capital Paulista.
Já a Iveco mostrará o primeiro caminhão elétrico do Brasil e o primeiro da América do Sul movido a energia 100% limpa, o Iveco Daily Elétrico. O modelo, desenvolvido em conjunto com a Itaipu Binacional, não será produzido em série, a princípio. Apenas 10 unidades serão produzidas e vendidas a empresas parceiras, dentro do galpão da Itaipu, onde é produzido o Palio elétrico. Por enquanto a sua autonomia é de 100km, atinge 85km/h e a recarga da bateria dura 8 horas, o que o viabiliza apenas para o transporte local de carga.

Fiat e Itaipu - Palio Weekend Elétrico
Além do ônibus híbrido da Eletra, quem visitar a exposição também poderá testar o Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat também parceria com a Hidrelétrica Itaipu Binacional. O projeto, que teve início em 2006 e já resultou em 32 unidades fabricadas até hoje, está sendo testado por diversas empresas de energia elétrica como a KWO, AMPLA, CPFL, Copel, Eletrobrás e Cemig.

Todos os componentes, a maioria importada da Suíça, foram instalados na usina hidrelétrica de Itaipu enquanto a carroceria foi fabricada e montada na Fiat, em Betim (MG). O evento em Campinas contará com dois exemplares do VE: um em exposição e, outro, para os testes drives.

Lançamento da WEG
A WEG Equipamentos Elétricos aproveitará o evento do INEE e da ABVE para lançar o motor de tração com alta potência de até 185 kw e refrigerado a água. A novidade, extremamente compacta e leve, representa uma redução de 400 kg somente no peso do motor.

A Acumuladores Moura apresentará duas baterias específicas para veículos híbridos. Os modelos Monobloco 12ML63 e 12ML70 são o que há de mais avançado em tecnologia HDP e já integram uma porcentagem significante de automóveis híbridos no Brasil.

Sobre o seminário
O seminário terá tradução simultânea português-inglês, pois contará com a presença de especialistas internacionais no setor de veículos elétricos, como o diretor executivo da Electric Mobility Canadá, que como Key Note Speaker, falará sobre as ações da Associação Canadense de Veículos Elétricos, criada para promover o uso desses automóveis naquele país.

Para a discussão sobre a relação dos VEs e as concessionárias elétricas do Brasil foram convidados Paulo Cezar Tavares, vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL Energia; Antonio Otelo Cardoso, diretor técnico executivo da Itaipu Binacional, e o presidente do Conselho Diretor do INEE, Marcos José Marques que coordenará o painel dedicado a esse tema.

Sobre a contribuição dos VEs para a redução das emissões urbanas e gases de efeito-estufa (painel Veículos elétricos: meio ambiente e responsabilidade social) deverão participar das discussões um dos fundadores da ABVE e seu primeiro presidente, Antonio Nunes Júnior; o chefe do Laboratório de Poluição Atmosférica e professor de Patologia da USP - Universidade de São Paulo, Paulo Hilário Nascimento Saldiva, e a diretora da ELETRA e da METRA, Maria Beatriz Setti Braga.

Sobre o tema Veículos elétricos e as montadoras brasileiras deverão participar dos
debates o gerente do departamento de Indústria Pesada do BNDES, Paulo Castor de Castro; o supervisor de Inovações da FIAT Brasil, Leonardo Gaudêncio Cavalieri, o Gerente geral da Plataforma de veículos leves da IVECO Latin America, Marcello Motta e o Gerente de Projetos da Renault Brasil Alberto Neumann .

E, para as discussões sobre os "novos atores brasileiros" desse mercado foram convidados o gerente da ABDI - Agência Brasileira do Desenvolvimento Industrial, Roberto dos Reis Alvarez; o presidente da Tutto Trasporti, Agenor Boff; o gerente da WEG Automação, Valter Luiz Knihs; e o diretor executivo da Zeppini, Paulo Rogério Fernandes.

Sobre a exposição e o workshop
Instalada em um espaço de 524 metros quadrados, a exposição reunirá exemplos de veículos elétricos, bem como de componentes e serviços. A exposição será aberta ao público a partir das 12h do dia 9 de novembro.

O 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos acontecerá dia 9 de novembro, das 8h às 18h. A abertura dos trabalhos reunirá o diretor da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Amilcar Gonçalves Guerreiro; o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Junior; e o diretor geral do INEE e presidente do Conselho Diretor da ABVE, Jayme Buarque de Hollanda.

Durante todo o dia os profissionais discutirão questões do desenvolvimento tecnológico e as implicações dos veículos elétricos nas pesquisas e no ensino. Entre os temas estão os desafios para a política científico-tecnológica relacionada aos veículos elétricos, a acumulação de energia neste tipo de veículo e os motores e controles dos VEs.

Ficha Técnica dos veículos elétricos

Scooter testada pela CPFL e Unicamp
Bateria: chinesa, de polímero de lítio
Potência: mil watts
Velocidade: 30 amperes/hora
Autonomia: 70 km

Projeto Aris (CPFL)
Bateria: de lítio
Carregamento de bateria: em média cinco horas
Peso: aproximadamente 600 kg
Capacidade de carregamento: 350 kg
Velocidade máxima: 80 km/h
Autonomia: até 120 km

Ônibus Híbrido (Eletra)
Comprimento: 12 metros
Peso aproximado do veículo em ordem de marcha: 14 toneladas
Duplo sistema de freio: elétrico e pneumático
Raio de Giro de 12 metros
Potência do Motor de Tração: 120 Kw Nominal / 240 Kw Máximo - 1800/3600 RPM
Moderno Controle Eletrônico de Tração por "CHOPPER" à IGBT (Insulated Gate Bi-Polar Transistor)
Grupo Motor-Gerador e Banco de Baterias Tracionárias Pb-ácidas
Potência do Grupo Motor-Gerador: 110 Hp (com ar condicionado)
Velocidade Máxima: 60Km/h
Aceleração: 1,2 m/seg²
Duplo Sistema de Frenagem: elétrico e pneumático
Nível de ruído interno baixo (inferior a 70db - comparável ao ruído gerado por um trólebus)
Baixa emissão de gases poluentes (motor diesel em rotação fixa)

Pálio Weekend (FIAT)
Potência Máxima: 28 kw (37,8 cv)
Bateria: suíça, de Sódio-Níquel-Cloro
Tensão: 253 V
Energia: 19,2 Kwh
Tempo de recarga: 8 horas
Tração: dianteira
Freios: de serviço: Hidráulico com comando a pedal
Suspensão dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora
Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais
Suspensão traseira: com rodas independentes, braços inferiores longitudinais e barra estabilizadora.
Amortecedores: hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais
Peso: em ordem de marcha: 1180 kg
Carga útil: (com condutor) 310 kg
Comprimento do veículo: 4.237 mm
Largura do veículo: 1.639 mm
Altura do veículo (vazio): 1.504 mm
Distância entre-eixos: 2.437 mm
Bitola dianteira: 1.418 mm
Bitola traseira: 1.420 mm
Velocidade máxima: 100 km/h (0 a 60 km/h: 9 s)
Autonomia - circuito misto urbano/rodoviário: 120 km

Serviço
VE2009 - 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos e 1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos
Data: de 9 a 11 de novembro
Horário: 8h30 às 18h
Endereço: Espaço CPFL Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera), em Campinas, São Paulo, Brasil


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade