Bernadete Faria (de amarelo) define parceria com Fernanda Olmos
Os mestres são os mesmos do I Pas de Cuba do ano passado, Félix Rodríguez e Miguel Rodríguez (do BNC – Ballet Nacional de Cuba), Roberto Rosa (do CP DC – Centro Pro Dança de Cuba), além de uma convidada especial: a ex-bailarina do BNC Sahyly Presmanes, diplomada como professora de Ballet, em 1983, como a graduada mais destacada da Escola de Artes de Cuba.
No dia 4 acontece uma audição seletiva para composição das turmas. As atividades programadas começam mesmo no dia 5, segunda-feira, sempre de segunda a sexta-feira, com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Pelo seu caráter intensivo, as aulas terão pequenos intervalos, começando pontualmente às 8h00, com término previsto para as 11h30. Para quem desejar participar da montagem de uma Gala ao final do curso, no dia 31 de julho, será reservada uma hora diária para os ensaios. Assim, ao final do período da manhã, haverá ensaio até as 12h30. Para os alunos que irão cursar o turno da tarde, as aulas se iniciam pontualmente às 14h00 e vão até as 17h30, sendo os ensaios estendidos até as 18h30.
O curso dará direito ao certificado, expedido pelos mestres cubanos, bem como participação na Gala Pas de Cuba, sem custo adicional. Embora de caráter intensivo, os alunos que desejarem fazer apenas meio curso ou mesmo uma das quatro semanas, poderão cursar sem problemas. Neste caso, no entanto, para quem optar por uma semana, haverá restrições quanto à participação na Gala, pois não haveria tempo hábil para ensaios.
Como as vagas são limitadas, os organizadores recomendam àqueles que optarem pelo pagamento à vista no final de junho, que façam suas matrículas até o mês de abril, mediante pagamento de uma taxa de reserva, no valor de 10% do curso integral, pois as inscrições se encerram assim que as vagas forem preenchidas. Esse valor cobrado será compensado no ato da efetivação da matrícula, mas não será devolvido em caso de desistência da mesma.
Os mestres
Félix Rodríguez, 57 anos, detém o título de bailarino principal e mestre do BNC. Foi um dos últimos pares a contracenar com a grande diva do ballet cubano, Alícia Alonso.
Na década de 80, como primeiro solista da companhia, viajou por dezenas de países, se apresentando nos principais palcos do mundo e contracenando com grandes nomes do ballet. A partir da década de 90, como regisseur do BNC viajou aos grandes centros mundiais como mestre convidado, dos cursos internacionais de dança promovidos pela Cátedra de Ballet do BCN, que o Brasil teve a honra de receber pela primeira vez através da cidade de Campinas.
Miguel Rodríguez Pozo, 58 anos, é mestre e coreógrafo do BNC e da Escola Nacional de Ballet, instituição responsável pela formação dos principais bailarinos surgidos em Cuba nas últimas décadas. Atua também como preparador físico e coreógrafo em diversas companhias locais e ministra cursos pelo mundo todo, em modalidades como: clássico, contemporâneo e rítmos caribenhos. Foi mestre convidado da Fundação Novo Cinema Latinoamericano onde desenvolveu o projeto Aprendendo a Dançar com a Imagem. De 1998 a 2006 foi diretor do Gran Teatro Garcia Lorca e do Teatro Nacional de Cuba, durante os Festivais Internacionais de Ballet de Havana.Também foi bailarino do Ballet Nacional de Cuba.
Realização: Perfil Produções – Fones: (19) 3252 0431 e (19) 9601 0489 –
Pas de Cuba 2010
Outras
fotos :
Seletiva para o I Pas de Cuba em julho de 2009
Mais eletiva para o I Pas de Cuba em julho de 2009