Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CAMPINAS TROCARÁ TRÊS PREFEITOS EM APENAS UMA SEMANA  


O Jornal ALTO TAQUARAL é uma publicação independente, que hoje circula apenas na versão ON LINE mas já circulou mensalmente na região do Alto Taquaral em Campinas (SP). Com tiragem de 15 mil exemplares, sendo entregue de porta em porta para os moradores de 154 condomínios de casas e apartamentos e outros 51 locais de distribuição. Era impresso no formato berliner, em papel couchet com oito paginas coloridas e é impresso em sistema off-set. Seu conteúdo é produzido com reportagens locais e focadas em temas de interesse das populações destes bairros. Os fatos que ocorrem no período entre as edições impressas são noticiadas no www.jornalaltotaquaral.com.br

Editores: jornalistas Gilberto Gonçalves e Cibele Vieira

Sede: Rua Alberto Belintani, 41 - Jardim Colonial - Campinas (SP) Tel: (19) 98783-5187 Email: editor@jornalaltotaquaral.com.br


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

   


Na sessão de vereadores desta quarta-feira (24/08) a Câmara Municipal de Campinas aprovou, por 29 votos contra 4, a abertura de uma Comissão Processante (CP) para a cassação do prefeito recém-empossado Demétrio Vilagra (PT), com base em denúncias do Ministério Público Estadual. Na mesma sessão Plenário aprovou o afastamento do chefe do Executivo.

O requerimento apresentado pelo vereador Valdir Terrazan (PSDB) traz as denúncias de favorecimento na Ceasa – empresa de economia mista – administrada por Vilagra quando era vice-prefeito, em contratos de compra de carne de avestruz, arroz e feijão para a merenda escolar, além do sistema de caixaria para acondicionar e transportar hortifrutigranjeiros.

O documento também aponta ato de nepotismo no que diz respeito à contratação da filha do secretário municipal de Finanças Paulo Mallmann e da mulher de Ricardo Cândia, ex-funcionário do alto escalão do Executivo, envolvido nas denúncias de corrupção na Prefeitura de Campinas.

Durante a reunião, o líder de governo, vereador Josias Lech (PT) apresentou duas questões de ordem para serem analisadas pelo setor jurídico da Câmara. Na primeira, o parlamentar argumentou que era inadmissível a abertura de uma CP, pois as denúncias apresentadas contra Vilagra ocorreram quando este era vice-prefeito.

No indeferimento o presidente, Pedro Serafim (PDT), salientou que “a denúncia faz referência a diversos períodos em que o sr. Demétrio Vilagra, então Vice Prefeito, assumiu em caráter de substituição o cargo de Prefeito Municipal, não procedendo, pois, a simples alegação de que ele não estava na condição de Prefeito”, apontou o documento.

Outra questão de ordem apresentada por Lech foi a suspeição do presidente Pedro Serafim em conduzir a votação, uma vez que ele é o próximo na linha sucessória no cargo de prefeito. O pedido também foi indeferido, uma vez que o Regimento Interno da Câmara não prevê impedimento ao presidente do legislativo nesses casos.

Após a aprovação de abertura da Comissão, Serafim realizou o sorteio para a escolha dos vereadores que vão participar da CP. Foram sorteados os vereadores Rafa Zimbaldi (PP) – presidente, Zé do Gelo (PV) – relator e Sebá Torres (PSB) – membro.

Zimbaldi que também foi presidente da Comissão que indicou a cassação do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos diz que deve conduzir o trabalho da mesma forma. “ Nós vamos conduzir com neutralidade, dando o amplo direito de defesa e o fato do prefeito ter sido afastado irá ajudar nas investigações da Comissão Processante”, afirma.

Afastamento temporário de Demétrio é aprovado

Logo após a aprovação da instauração da Comissão Processante, a Câmara aprovou outro requerimento do vereador Valdir Terrazan. Este pedindo o afastamento do prefeito Demétrio Vilagra, enquanto ocorrer o trabalho da CP. Com 29 votos a favor e 4 contra o afastamento temporário por 90 dias passará a valer a partir da data da publicação do Decreto Legislativo no Diário Oficial do Município na sexta-feira (26/08).

Com isso, o presidente do legislativo, o vereador Pedro Serafim (PDT), assume o cargo de prefeito por esse período. Ele afirma que sua primeira providência será ouvir a equipe que está trabalhando na prefeitura. “Nós não descartamos as equipes que estão trabalhando lá, nós temos que ir com cautela e fazendo uma análise séria e imparcial do que acontece na Prefeitura Municipal de Campinas”, disse.

Thiago Ferrari vai assumir a presidência da Câmara

Primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, o vereador Thiago Ferrari (PMDB) vai assumir a presidência da Câmara Municipal de Campinas pelo período em que durarem os trabalhos da Comissão Processante (CP) - que vai analisar o pedido de impeachment contra o recém-emposssado prefeito Demétrio Vilagra.

A instalação da CP foi aprovada na sessão desta quarta-feira por 29 votos contra 4 e terá prazo de 90 dias para concluir se aceita ou não as denúncias feitas pelo vereador Valdir Terrazan (PSDB).

Na mesma sessão em que aprovou a instalação da CP, o plenário da Câmara também determinou o afastamento imediato de Demétrio do cargo de prefeito. Desta forma, o presidente da Câmara, Pedro Serafim deverá assumir a prefeitura, já que o titular, Hélio de Oliveira Santos teve o mandato cassado.

Thiago de Moraes Ferrari nasceu em Campinas no dia 10 de outubro de 1974. É formado em Direito pela PUC-Campinas e tem vários cursos de especialização no campo de políticas públicas pela Unicamp. Presidiu a Associação dos Moradores da Cidade Universitária e o Conselho Comunitário de Segurança de Barão Geraldo (Conseg), além de ter participado de outras associações civis.

Há nove anos envolvido com a política, foi nomeado subprefeito do Distrito de Barão Geraldo em 2005. Atualmente cumpre o primeiro mandato no cargo de vereador.

Informações: Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade