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SVS MOSTRA RESULTADOS DA PESQUISA DE HORTALIÇAS  


A Asgrow, uma das marcas de sementes de hortaliças da Seminis Vegetable Seeds, atua no Brasil há 23 anos, trabalhando com cerca de 150 produtos diferentes. A sede brasileira fica em Campinas/SP, de onde é coordenada a rede de distribuição e consultoria técnica para todo o pais, sob a Gerência do engenheiro agrônomo Ayrton Almeida Tullio. Há 4 anos a Comunicativa atende a Asgrow, produzindo o jornal A Semente (direcionado a produtores e técnicos) e também coordenando as relações entre empresa e imprensa através de um trabalho permanente de Assessoria de Imprensa em âmbito nacional.


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Pierro, Carlos e Álvaro: responsáveis pelo Desenvolvimento de Produtos da SVS no Brasil


A Seminis Vegetable Seeds (SVS), empresa de sementes de hortaliças que é líder mundial no segmento, está implantando uma série de modificações na estrutura brasileira, para adequar sua equipe de técnicos e pesquisadores às novas metas da empresa, que pretende responder de forma mais ágil e eficiente à tecnificação deste mercado. Detentora de um dos mais completos bancos de germoplasma do mundo, a SVS está apta a disponibilizar, com eficiência e segurança, novos cultivares que atendam a necessidades dos produtores, como resistência a doenças e maior produtividade.
Para acompanhar esta tendência e manter a liderança no mercado de sementes de hortaliças, a empresa promoveu uma reestruturação do seu Departamento de Desenvolvimento de Produtos, que passa a ser liderado pelo Eng. Agr. Antônio Carlos Pierro, tendo como colaboradores os também agrônomos Carlos Alberto Tavares e Álvaro Peixoto, todos com ampla experiência no segmento. Cerca de 12% do faturamento da empresa em todo o mundo é revertido para novas pesquisas.

“Com a mudança, a SVS manterá um programa conjunto de pesquisas para identificar e desenvolver novas cultivares, possibilitando atender de forma mais adequada às novas exigências dos produtores e consumidores, pois este é um setor que trabalha com alta tecnologia e evolui muito rapidamente”, explica o Gerente Comercial da SVS no Brasil, Márcio Nascimento. A SVS opera no Brasil com cinco marcas comerciais: Asgrow, Horticeres, Royal Sluis, Bruinsma e PetoSeed. Recentemente, a empresa já havia reorganizado as equipes técnicas de vendas, reduzindo as áreas de atuação de cada consultor para melhor atendimento aos clientes.
Novidades
A principal vantagem das unificações e aquisições feitas pela SVS nos últimos anos foi a formação de um dos mais completos bancos de germoplasma do segmento, com experiências e pesquisas em praticamente todos os tipos de solo e clima do mundo. “Com o material genético acumulado, hoje a pesquisa da SVS tem condições de responder a novas demandas de forma eficiente”, explica o Gerente de Desenvolvimento de Produtos no Brasil, Antonio Carlos Pierro. Alguns exemplos práticos dessa resposta às necessidades do segmento são alguns produtos novos como os tomates Densus e Tilila (lançado recentemente, são os únicos tomates resistentes ao gemini virus, transmitido pela mosca branca e que devastou plantações no Vale do São Francisco/NE e agora está se espalhando para zonas produtoras de tomate fresco), o repolho Scorpion (lançamento previsto para julho/2001, desenvolvido com tecnologia própria que garante 100% de sementes híbridas, com maior produtividade e uniformidade) e o pimentão Priscila (lançamento previsto para agosto/2001, é o único pimentão do mercado com resistência às duas principais doenças da cultura – Pvym e Phytophtora, mantendo os frutos grandes), entre outros em fase final de testes.

Mercado
A liderança mundial da SVS correspondente a cerca de 26% do mercado mundial de hortaliças. No Brasil, a empresa também é líder no segmento, com mais de 35% das vendas de um mercado estimado em R$ 80 milhões/ano e cresce na ordem de 3% ao ano. No primeiro trimestre de 2001, manteve um desempenho superior ao mesmo período do ano passado, elevando as vendas em aproximadamente 4%, alavancado principalmente pelo desempenho de alguns produtos como o tomate Fanny (longa-vida com sabor), couve-flor Verona (própria para verão) e o melão Rochedo (híbrido amarelo saboroso e de alta produtividade), entre outros.

Histórico
A Seminis Vegetable Seeds nasceu em 1995, da fusão das duas maiores empresas de sementes do mundo: Asgrow (140 anos de mercado) e PetoSeed (50 anos), ambas americanas. Pouco antes, a PetoSeed já havia adquirido a holandesa Royal Sluis, com 170 anos de experiência no mercado de hortaliças. Na sequência das fusões, a SVS incorporou três outras empresas (as coreanas Choong Ang e Hung Nong e a brasileira Horticeres. Com isso, a SVS tornou-se a maior empresa de sementes de hortaliças do mundo, com um completo banco de germoplasma, incorporando equipes de pesquisa, estações experimentais, laboratórios de fitopatologia e biotecnologia em vários países, o que possibilita a aceleração do processo de obtenção de novas cultivares resistentes a doenças e com alta produtividade.

Infra-estrutura
No Brasil, a SVS comercializa cinco marcas de sementes de hortaliças: Asgrow, Horticeres, PetoSeed, Royal Sluis e Bruinsma, englobando 21 espécies de hortaliças diferentes e cerca de 400 cultivares. A sede administrativa fica em Campinas/SP e as três estações experimentais de pesquisa são localizadas em Paulínia/SP, Carandaí/MG e São Joaquim das Bicas/MG. A empresa conta com uma rede de mais de 300 distribuidores em todo o país.

Pioneirismo
Alguns produtos introduzidos no Brasil pelas marcas da SVS mudaram conceitos no mercado de hortaliças. É o caso do tomate Fanny, lançado em 98, que trouxe de volta o sabor do tomate à mesa, mantendo a longevidade pós-colheita, resistência a nematóides e alta rodutividade. Em dois anos de comercialização, o Fanny já conquistou 20% do mercado de tomates frescos. Outro exemplo é cebola Mercedes, comercializada no Brasil desde 95, que possibilitou o cultivo de cebolas de dias curtos no cerrado, por adaptar-se às condições regionais com plantio direto, colheita semi-mecanizada e ainda uma produtividade cerca de 30% superior às variedades tradicionais. Hoje a Mercedes ocupa 40% do mercado de sementes e a empresa tem uma completa linha de cebolas para todas regiões brasileiras. Outro líder de mercado é o melão amarelo Gold Mine, o primeiro híbrido cultivado no Brasil e responsável pela consolidação da exportação de melões para a Europa e também o produto que possibilitou o cultivo da fruta o ano todo. Lançado há 10 anos, ainda hoje é o campeão de vendas do segmento. Entre muitos outros exemplos de pioneirismo da empresa, Márcio Nascimento lembra ainda da introdução das alfaces americanas, que deram o aporte necessário à consolidação das redes de fast food no país, oferecendo um produto de qualidade e adequado ao processamento de grandes redes como Mac Donalds.

Outras informações:
Márcio Nascimento, Gerente de Marketing, fone (19) 3705 9310
E-mail: marcio.nascimento@svseeds.com.br
Antonio Carlos Pierro, Gerente de Desenvolvimento de Produtos, fone (19) 3705 9325
E-mail: antonio.carlos.pierro@svseeds.com.br






 

 
 
   
   
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