|

Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
FÓRUM DE PROFISSÕES AUXILIA NA HORA DA DECISÃO
|
|
O Colégio Albert Sabin, localizado na região Oeste de São Paulo, foi criado em 1994, realizando o sonho do mantenedor Gisvaldo de Godoi. Comprometida com a formação integral, é uma escola que assume uma prática sócio-construtivista, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas que respeitam a trajetória infantil e as diferenças individuais. O espírito humanitário, talentoso e perseverante do Dr. Albert Sabin é o modelo inspirador das diretrizes de ensino propostas pelos fundadores do Colégio que leva o seu nome. O professor Carlos Walter Dorlass, que possui mais de 15 anos de experiência, é o atual diretor pedagógico. Atualmente possui cerca de 2.000 alunos. A relação entre a Instituição e a Comunicativa ACJ teve início este ano, com a produção de 4 edições anuais de um informativo institucional e com o trabalho de Assessoria de Imprensa.
» Baú
de Notícias
»
Clipping
|
|
|
|
Mais de 400 alunos, entre a 8ª série do Ensino Fundamental e o 3o. ano do Ensino Médio participaram do Fórum de Profissões, realizado no dia 5 de junho no Colégio Albert Sabin, em São Paulo. ”O profissional do Século XXI” foi tema de uma concorrida palestra realizada pelo professor Henrique Vailati Neto(FAAP) e a empresária Maria Margarida Andrade. Eles abordaram o perfil do profissional do futuro e explicaram as expectativas do mercado. De acordo com Vailati, os tempos são de mutação e os estudantes devem saber se adequar as mudanças. “O que o mercado vai querer de você daqui 15 anos?”, indagou aos alunos. Ele acredita que hoje a grande área profissional é a de serviços e que esse vai ser o gerador de empregos em nosso Século e, afirmou, “desde cedo é preciso traçar um plano de carreira”.
A empresária Maria Margarida conversou sobre a determinação que os estudantes devem ter e deu dicas sobre comportamento e relações interpessoais. Para ela, a iniciativa do Colégio é uma boa oportunidade: “Aqui é possível dar uma visão mais ampla aos alunos, diferente da opinião do pais que influenciam bastante na hora da escolha”.
Veja algumas dicas sobre o profissional do futuro, por Henrique Vailati e Maria Margarida:
- Ser criativo e proativo,
- Ser empreendedor,
- Ser sensível e atento ao dialogo das micros e macros culturas,
- Ser visionário e inovador,
- Enxergar oportunidades em situações diversas,
- Assumir erros,
- Ser ético,
- Possui integridade e espiritualidade,
- Possui equilíbrio emocional e capacidade moral,
- Possui relacionamento inter-pessoal,
- Ter iniciativa e autonomia, e
- Não desistir dos ideais.
A dinâmica do Fórum
O evento teve a abertura com o professor Henrique Vailati, Diretor da Faculdade de Administração da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP), que conversou sobre o perfil do profissional do século XXI e o mercado de trabalho. O mesmo tema foi abordado, no período da tarde, pela empresária Maria Margarida Correia de Andrade, que possui mais de 20 anos de experiência na Empresa Unilever.
Durante este dia, 12 profissionais das carreiras que mais despertam o interesse dos estudantes mostraram a rotina de suas atividades, algumas noções de mercado e outros detalhes que puderam esclarecer e auxiliar na definição da carreira. Para complementar as palestras, alguns ex-alunos do Sabin participaram contando um pouco sobre a vida acadêmica e sua visão de mercado, em todas as áreas.
Além disso, algumas faculdades montaram estandes de divulgação para dar informações sobre seus cursos e vestibulares, entre elas, PUC-SP, ESPM, USP, UNESP, UMC, FAAP, Cásper Líbero, Anhembi-Morumbi, Escola de Engenharia Mauá, UniFEI e Ibemec. A CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) também esteve presente para divulgar o Programa de Orientação e Informação Profissional que a Ong oferece gratuitamente.
Cada conferencia teve duração de 1 hora e meia entre explicação e debates. Entre os palestrantes estiveram presentes profissionais e professores de Instituições de Ensino Superior. Entre eles, o jornalista Carlos Dias, que ministra aulas de Técnica de Redação na Cásper Líbero; o coordenador do curso de Relações Internacionais da Faculdade Santa Marcelina, Thiago Rodrigues; o preparador Técnico José Paulo Ruiz Canavessi, coordenador Técnico do Centro de Treinamento do parque do Ibirapuera; a psicóloga Lílian Mosss Soares Rodrigues, que há mais de 25 anos possui seu próprio consultório, o professor da ESPM, José Francisco Vinci de Moraes, de Administração de Empresas, entre outros.
A hora da escolha
De olho no vestibular, a coordenação do Ensino Médio do Colégio Albert Sabin, no início do mês de maio, fez uma pesquisa entre os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, para verificar quais os cursos profissionais que mais interessam os alunos. As 12 profissões indicadas correspondem às mais procuradas do mercado. Para a coordenadora do Ensino Médio, Florinda Manuchaguian, que organizou o Fórum, “a idéia foi trazer profissionais bem colocados no mercado e ex-alunos para contar aos nossos estudantes como é o dia-a-dia da profissão”.
Ricardo Poli, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), foi convidado para explicar um pouco mais sobre o assunto. Ele falou sobre a diferença de Publicidade e de Propaganda, conceituou fundamentos de Marketing e Merchandise e, deu dicas sobre o vestibular. “O aluno deve buscar o máximo de informações em sua área de interesse e deve conversar com os pais sobre isso. Se descobrir que o curso não está atendendo as expectativas, o aluno não precisa ter medo de mudar, o importante é fazer aquilo que gosta”, diz Poli. De acordo com ele, a iniciativa do Colégio é exemplar pois nem todos os estudantes têm essa oportunidade.
Para o aluno Caio Martins Cabeleira, 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, que se interessa pelos cursos de Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda, a idéia de fazer um Fórum foi muito boa. “Aqui eu pude ter mais noção sobre os cursos e um contato mais próximo com as faculdades”, garante o estudante do 2º colegial.
Antecipando o tema da escolha profissional, a escola exibiu para pais e alunos, no dia 31 de maio, a peça “Despertando para Sonhar”, que aborda a escolha da profissão e a importância dos sonhos nesse contexto.
Outras
fotos :
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|