Idéia do projeto é formar “público sinfônico jovem”.
A Orquestra Sinfônica Jovem de Campinas, vinculada ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural da Unicamp (Nidic), começa os ensaios da temporada 2004/2005, após ter conseguido patrocínio da Petrobrás junto à Lei Rouanet (Lei 8.586/93). O projeto, único aprovado na área de música sinfônica do país, concorreu com outros 3.736 na maior seleção pública de projetos culturais da história do Brasil. O objetivo do projeto é manter e ampliar o campo de atuação da sinfônica e proporcionar mais oportunidades no âmbito da música clássica aos jovens.
O plano de ação do projeto prevê a realização de 3 temporadas semestrais até dezembro de 2005. Nesse período, os jovens músicos da Sinfônica vão realizar uma turnê por 8 cidades do interior do estado que nunca receberam uma Orquestra, além de gravar um CD com obras do compositor alemão radicado no Brasil, Ernest Mahle, e realizar cursos e concertos mensais.
Para Simone Menezes, maestrina e uma das idealizadoras do projeto, a idéia que permeou toda a iniciativa é justamente formar um “público sinfônico jovem”. “Pretendemos atingir durante o projeto, um público alvo de 10 mil pessoas na Unicamp, em Campinas e em várias partes do interior do Estado de São Paulo, levando através de uma Orquestra jovem, bonita e competente, a música sinfônica brasileira de qualidade”, diz.
Além disso, segundo Simone, a Sinfônica, que já se tornou um celeiro de músicos para grandes Orquestras nacionais e internacionais, trabalha a formação de jovens talentos na área de música clássica. “A região metropolitana de Campinas tem sido um pólo gerador de músicos, assim como São Paulo e Rio. A Sinfônica Jovem é justamente uma alternativa para formamos jovens músicos no interior do Estado, que conta com pouquíssimas orquestras do tipo”.
Como tudo surgiu: “Orquestra Sinfônica - que bicho é este?”
Centro de Convivência Cultural, Campinas, 26 de maio de 2002. Jovens músicos, entre 16 e 26 anos, se preparam para o seu primeiro concerto em uma Orquestra Sinfônica. Apesar do habituado ambiente clássico, o concerto é diferente: ao mesmo tempo em que os jovens executam obras de um período de 500 anos de história da música, o espetáculo é revestido de intervenções teatrais que explicam ao público o surgimento das Orquestras Sinfônicas.
Assim estreava a Orquestra Jovem Experimental (OJC), surgida no seio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) como vontade de um grupo de 40 jovens instrumentalistas do curso de música desta universidade.
Todos, comandados pela maestrina Simone Menezes, acreditavam que Campinas poderia ter uma Orquestra Jovem, ainda que experimental. “Campinas tinha uma Orquestra Sinfônica jovem montada pelos nossos professores. Ela foi desativada há 12 anos. Esse fato nos estimulou a montarmos a Sinfônica Jovem. Acreditamos que haveria possibilidade para outra Sinfônica”, explica Simone.
Atualmente, a Orquestra Jovem reúne os 50 melhores músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Com o apoio da Unicamp e Petrobrás, a Orquestra oferece bolsas de estudo para todos os seus integrantes. “A trajetória da Sinfônica tem sido marcada pelo crescimento, tanto em número como em representatividade. Nosso grupo é reconhecido em toda a comunidade musical da cidade pela busca de um aprendizado e de uma maturidade musical”, finaliza.
Concertos e Workshop
Durante a temporada 2004/2005, no início de outubro, entre os dias 5 a 16, a Sinfônica estará oferecendo, gratuitamente, um Workshop Internacional para alunos e estudantes de música de todo o país.
Após o Workshop, a Orquestra Jovem irá se apresentar no dia 15 de outubro, às 21h30, no Espaço Cultural CPFL com o tema:“ Villa Lobos: de Bach a Bachiana”. O objetivo é comparar as influências de Bach na composição das bachianas brasileiras.
No dia 25 de novembro, a Sinfônica realiza um concerto no Teatro Castro Mendes e, em seguida, nos dias 26 e 27, na cidade de Apiaí, interior de São Paulo.
A Orquestra Jovem já se apresentou em importantes espaços culturais da cidade e da região, como Centro de Convivência Cultural, Espaço Cultural Casa do Lago, Hípica Campinas, Espaço Cultural CPFL,Teatro Castro Mendes, Sesc Campinas e Sesc Sorocaba.
Fonte:
Simone Menezes
(19) 97777299
http://www.unicamp.br/nidic/ojc/ojc.htm
Atendimento à imprensa:
Comunicativa ACJ
Silvio Anunciação
(19) 3256-4863
www.clicknoticia.com.br
Outras
fotos :
Sinfônica reúne 50 músicos da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo