Nilson Campos prepara xadrez de chocolate na fábrica
09/03/2005 - O Colégio Albert Sabin realiza, no dia 19 de março, o II Desafio de Xadrez de Chocolate. O evento deve reunir mais de 700 participantes e acontece no ginásio de esportes do Colégio. Na inscrição cada enxadrista entregou um ovo de páscoa de 350gr para posterior doação a entidades assistenciais.
Aguarde carregar...
Para rever, clique com o botão direito do mouse sobre o vídeo e escolha a opção "execute".
Na terça-feira, dia 8 de março, os alunos da 7ª. série Helena der Resende e Gabriel Ferre Bichifr que, como não poderia deixar de ser gostam muito de xadrez (e de chocolate, claro) visitaram a fábrica dos Chocolates Lievori, em Campos do Jordão, acompanhados do professor de Xadrez do colégio, Antonio Carlos de Resende.
O ineditismo do Desafio de Xadrez de Chocolate que o Albert Sabin realizou pela primeira vez no ano passado, aliado à ousadia do empresário Nilson Campos em produzir, com exclusividade no Brasil, os jogos de xadrez em chocolate despertou o interesse da TV Vanguarda/Rede Globo do Vale do Paraíba que produziu didática matéria sobre o evento, xadrez e chocolate.
COMENDO CHOCOLATE COMO NUNCA
A necessidade de explicações detalhadas sobre o Desafio de Xadrez levou a repórter Thaís Furlan junto com o cinegrafista Hélio Rodrigues a exigirem dos alunos à “árdua” tarefa de comer, inúmeras vezes, as peças de chocolate de um jogo de xadrez utilizado durante as filmagens.
Nas entrevistas Gabriel ressaltou a importância do evento como estímulo ao jogo de xadrez; Gabriela enfatizou o lado solidário do evento e o professor Resende explicou que a idéia do Desafio surgiu depois de um dos alunos tentar, durante uma aula de xadrez, comer, literalmente, uma peça, de verdade.
“Naquele momento tive a idéia de buscar, em algum lugar, um jogo de xadrez de chocolate. Consegui em Campos do Jordão o que procurava. No final daquele mesmo ano fizemos um mini-torneio, com dez tabuleiros, quando os alunos comeram, literalmente, as peças capturadas durante o jogo”, explicou.
EVENTO EXIGE EMPENHO DO FORNECEDOR
A primeira edição do Desafio de Xadrez de Chocolate, realizada pelo colégio no ano passado, utilizou 80 tabuleiros. Os jogos foram realizados por duas equipes de três integrantes. Este ano o Colégio encomendou 200 tabuleiros uma vez que, além dos alunos, vão participar também estudantes convidados de escolas particulares e oficiais da região Oeste de São Paulo onde o Albert Sabin está localizado.
“Fomos obrigados a comprar mais formas, para poder atender ao pedido. Apesar do processo complicado de importação, pois não existem fornecedores no Brasil, conseguimos adequar nosso processo de produção.
Além disso, e também em função da páscoa, contratamos mais algumas pessoas para auxiliar no processo que tem muito de artesanal”, explicou Nilson Campos.
Outras
fotos :
Alunos enxadristas na fábrica saboreando chocolate
Com a repórter Thaís Furlan da TV Vanguarda