A20/04/05 - Orquestra Jovem de Campinas promove, gratuitamente, neste domingo, dia 20, um concerto na Casa do Lago da Unicamp, às 10h30. O concerto, composto por músicos que só tocarão instrumentos de cordas, será regido pelo maestro convidado Parcival Modolo que já regeu as Orquestras de Sunden, Westfália (Alemanha), e a Sinfônica de San Diego (Estados Unidos).
Os concertos gratuitos promovidos pela Sinfônica tem o objetivo de incentivar a participação e formar um público Sinfônico Jovem. Para Simone Menezes, maestrina da Orquestra, “a intenção é incentivar a formação de um público para a música clássica e proporcionar oportunidades aos jovens da região que desejam ingressar neste segmento”.
O repertório do concerto será o mesmo do apresentado na última sexta-feira, dia 15, no Teatro Centro de Convivência Cultural. Com peças para variados estilos e períodos da história da música clássica, o concerto terá composições do inglês Benjamin Britten (Simple Symphony), de Henry Purcell (abertura da ópera Dido e Enéas), de Edward Hagerup Grieg (Suite Holberg) e do brasileiro Ernani Aguiar (quatro momentos Tempo de Maracatu; Tempo de Caboclinhos; Canto e Marcha), um dos musicistas de maior atuação no país.
PARCIVAL MODOLO
Nasceu em Americana, SP, e depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou estudos de regência na Westfälische Landeskir-chenmusikschule, em Herford. Lá recebeu grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Também regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da
Orquestra de Sunden, Westfália (Alemanha).
Entre seus professores estão alguns dos maiores nomes do cenário musical internacional como Nikolaus Harnoncourt, Zubin Metha, M. Stefani e Sergiu Celibidache. Voltando à sua cidade natal, Módolo assumiu a estruturação e direção da Orquestra Sinfônica Municipal, lugar que ocupou por 14 anos, até 1998.
A convite da University of San Diego, na Califórnia, foi aos Estados Unidos para lecionar naquela Universidade. Durante sua estada naquele país, recebeu bolsa de estudos para o doutorado na University of Southern California, em Los Angeles.
Tornou-se Gerente Geral da Divisão de Arte e Cultura no Instituto Mackenzie, coordenando, entre outras, as atividades de 13 corais graduados e da estruturação de sua Orquestra Sinfônica. Alem das suas atividades no Brasil, é "Gastdirektor" da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha, e Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA. Nessa mesma condição, rege regularmente no Chile, Argentina, Suíça e França.
Orquestra Jovem de Campinas. A Orquestra Jovem de Campinas foi criada em abril de 2002 e é vinculada ao Núcleo de Integração e Difusão Cultural da Unicamp. A Sinfônica Jovem, que já se apresentou em importantes espaços culturais da região, reúne os 50 músicos, entre 15 e 27 anos, da Unicamp e do Interior do Estado de São Paulo. Todos esses músicos recebem uma bolsa, obtida através dos apoios da Unicamp e Petrobrás. Desde 2002, a Sinfônica se apresenta sob a regência da maestrina Simone Menezes.
Fonte:
Simone Menezes
(19) 3788-1702
http://www.unicamp.br/nidic/ojc/ojc.htm
Atendimento à imprensa:
Comunicativa ACJ
Silvio Anunciação
(19) 3256-4863
www.clicknoticia.com.br
Serviço: O Concerto será apresentado, gratuitamente, na Casa do Lago (Unicamp), às 10h30.
|
|