NORDESTE AMPLIA PRODUÇÃO DO MELÃO MAGELAN
|
|
A Asgrow, uma das marcas de sementes de hortaliças da Seminis Vegetable Seeds, atua no Brasil há 23 anos, trabalhando com cerca de 150 produtos diferentes. A sede brasileira fica em Campinas/SP, de onde é coordenada a rede de distribuição e consultoria técnica para todo o pais, sob a Gerência do engenheiro agrônomo Ayrton Almeida Tullio. Há 4 anos a Comunicativa atende a Asgrow, produzindo o jornal A Semente (direcionado a produtores e técnicos) e também coordenando as relações entre empresa e imprensa através de um trabalho permanente de Assessoria de Imprensa em âmbito nacional.
» Baú
de Notícias
»
Clipping
|
|
O melão rosado Magelan, da Asgrow, entra em seu segundo ano de plantio comercial no Nordeste brasileiro com uma demanda cerca de 400% maior que no ano passado. Muito procurado pelos consumidores pelo aroma atraente, polpa salmão bem doce e casca rendada, este produto é originário da pesquisa Asgrow americana, adaptando-se muito bem as condições brasileiras da região de Mossoró/RN, onde é cultivado a céu aberto. Os campos nesta região são semeados semanalmente no período de julho a janeiro e a comercialização é concentrada nas capitais nordestinas devido à devido a sua proximidade.
Com alta produtividade em campo (20 a 25 ton/ha) e tolerância às doenças fúngicas limitantes da cultura (oídio e declínio da rama), o Magelan tem sido disputado por produtores e consumidores, fazendo com que a Asgrow amplie a oferta de sementes para atender adequadamente ao aumento da demanda. De acordo com o proprietário da distribuidora Plantec (Mossoró/RN), Ivanaldo Barbosa, as áreas de plantio no Ceará também cresceram muito. “Ampliei meu estoque de sementes e a previsão é receber mais pedidos dos produtores até o final do ano, pois eles ficaram satisfeitos com a safra anterior em termos de produtividade e rentabilidade”, afirma Ivanaldo.
O Consultor Técnico de Vendas da Asgrow que atende a região, Joaquim Medeiros Neto, explica que “este produto garante maior rentabilidade ao produtor, pois além do grande consumo devido às qualidades de aroma e sabor, ele ainda tem ciclo curto, podendo ser colhido com 58 dias após a semeadura no verão, o que garante retorno rápido ao produtor”. Ele ressalta ainda que o Magelan, mesmo colhido dois a três dias antes do ponto, amadurece por igual, sem perder as caraterísticas de sabor e aparência.
A região Nordeste é a principal produtora de melões do Brasil e responde por 85% da produção nacional, com dois mercados distintos: o do melão amarelo (formado basicamente por grandes produtores rurais que cultivam áreas extensas entre 100 e 500 mil ha/ano e comercializam o produto na Ceagesp e no mercado europeu) e o dos melões do tipo Cantaloupe (melões nobres de casca rendilhada, cultivados por pequenos produtores em áreas de 2 a 5 hectares, que direcionam sua produção para capitais nordestinas, onde o produto é muito apreciado, principalmente pelos turistas).
Outras informações:
Joaquim Medeiros Neto, Consultor Asgrow no Nordeste, fone (81) 9998 0850 ou
Antonio Carlos Pierro, Gerente de Desenvolvimento de Produtos, fone (19) 3705 9325
|
|